A gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE

Autores

  • Maria Zilma Sampaio Rocha Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Wyara Ferreira Melo
  • Sângela Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Alexandra Abreu de Sousa Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • José Pereira da Silva Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Rossino Ramos de Almeida Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v18i1.11013

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. O estudo busca entender como essas práticas podem influenciar o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da comunidade escolar, além de identificar os principais desafios e perspectivas para sua implementação. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

ROCHA, M. Z. S.; MEDEIROS, A. C. de; MARACAJA, P. B.; MELO, W. F.; SANTOS, S. M. P. dos; SILVA, R. J. N. da; SOUSA, M. A. A. de; CHAVES , A. D. C. G.; SILVA FILHO, J. P. da; ALMEIDA, R. R. de. A gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE . Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 73–90, 2024. DOI: 10.18378/rbga.v18i1.11013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11013. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>