A horta escolar como recurso pedagógico para a educação no semiárido

Autores

  • Sângela Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Wyara Ferreira Melo Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Zilma Sampaio Rocha Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Alexandra Abreu de Sousa
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • José Pereira da Silva Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Rossino Ramos de Almeida Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v18i1.11019

Resumo

A importância da horta na escola como recurso pedagógico e suas contribuições para o desenvolvimento do hábito da alimentação saudável e a sensibilização a preservação e respeito ao meio ambiente para a educação do semiárido. Dessa forma, o presente estudo busca verificar os efeitos da horta como recurso didático para contextualização de uma educação preocupada na conservação dos recursos naturais e meio ambiente. Trata-se de uma Revisão integrativa realizada através da leitura documental de artigos encontrados nas bases de dados Pubmed, SAE digital, UTFPR, Revista Foco e SciELO. Para compor a discussão dessa revisão, integrativa, foram selecionados de acordo com os critérios de busca, onde foi selecionado 11 artigos que abordaram o tema e estavam de acordo com os objetivos estabelecidos. Este estudo permitiu verificar que a implantação de uma horta como recurso pedagógico para a educação do semiárido é um excelente estratégias para desenvolver aprendizagem significativa através da educação ambiental e agroecologia.  Os referenciais teóricos que sustentaram o estudo foram Convivência com o Semiárido, Agroecologia, Educação Ambiental e Horticultura Orgânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

SANTOS, S. M. P. dos; MEDEIROS, A. C. de; MELO, W. F.; ROCHA , M. Z. S.; SOUSA, M. A. A. de; CHAVES , A. D. C. G.; SILVA, R. J. N. da; MARACAJA, P. B.; SILVA FILHO, J. P. da; ALMEIDA, R. R. de. A horta escolar como recurso pedagógico para a educação no semiárido. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 59–72, 2024. DOI: 10.18378/rbga.v18i1.11019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11019. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>