A influência dos estímulos sensoriais e psicomotores no desenvolvimento da alfabetização: contribuições para a aprendizagem infantil

Autores

  • Ana Cristina Alves Lins Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Márcia Luciana Gurgel Assunção do Nascimento Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Jerdmiler Gomes de Paiva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Andreza Tainá de Sá Soares Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francyely dos Santos Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v18i1.11251

Resumo

O artigo em testilha discute a importância dos estímulos sensórias e da psicomotricidade, no processo de alfabetização, como agente motivador do ensino na educação infantil.  Essa temática que relaciona a importância de uma prática que une movimento corporal, sensório, motor, raciocínio logico e cognitivo comportamental das crianças na educação infantil, como objetivo principal temos o interesse de entender a concepção docente de alguns renomados autores, sobre a importância da psicomotricidade no ensino infantil, e na sua posteridade como agente motivador do ensino, assim como entender quais as vantagens dos estímulos sensoriais na efetivação do conhecimento dentro e fora da sala de aula. A metodologia de elaboração do artigo é baseada na abordagem de referência bibliográfica. A psicomotricidade está diretamente ligada aos estímulos sensórias e a toda a parte dos movimentos ligados a mente e aos sentidos, se configura como sendo uma nova metodologia de ensino que envolve movimentos corporais programados e coordenados, com o intuito de gerar aperfeiçoamento de técnicas que envolvem a mente e seu desenvolvimento, seja eles, mentais ou físicos. Conclui-se que a psicomotricidade desde que seja aplicada na interdisciplinaridade e de forma correta, em prol do bem maior na educação infantil e em muitas outras áreas, apresenta um índice muito elevado de melhorias no desenvolvimento dos alunos tanto em uma perspectiva da coordenação motora, estímulos mentais e sócias quando na saúde e na vida social das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

MAIA, A. C. A. L.; NASCIMENTO, M. L. G. A. do; PAIVA, J. G. de; SOARES, A. T. de S.; MOURA, F. dos S. A influência dos estímulos sensoriais e psicomotores no desenvolvimento da alfabetização: contribuições para a aprendizagem infantil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 120–135, 2024. DOI: 10.18378/rbga.v18i1.11251. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11251. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)