A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

Autores

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Municipalização. Participação social.

Resumo

A criação de órgãos deliberativos é reconhecida como um processo de fundamental importância para a municipalização das questões ambientais, pelo qual é reconhecido o papel de cada órgão frente à organização de um sistema municipal de meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa foi a realização de análise qualitativa acerca do funcionamento, estruturação, relação com a sociedade, avanços e impasses do Conselho Municipal do Meio Ambiente- Marabá - PA. O método empregado foi o dedutivo, com pesquisa qualitativa básica e exploratória. Foram realizadas quatro entrevistas informais (três com componentes do COMAM, e uma com um representante da comunidade, além de uma participação na reunião desse Conselho, para verificar in loco, a sistemática de discussão das temáticas propostas. Efetuou-se o levantamento de dados documentais com recorte temporal entre 2008 e 2017. Os dados obtidos indicaram que: (1) há dificuldade de conciliar os ideais entre os diferentes atores e  os interesses institucionais que os mesmos representam; (2) estruturação apresenta-se em não conformidade com a Lei Municipal n. 16885:200; (3) a participação da sociedade é parca, por desconhecimento e desinformação acerca desse Conselho (4) a importância desse conselho é elevada à sociedade local e para a essa gestão; (5) o  conselho enfrenta barreiras como a falta de recursos financeiros e técnicos. Logo, a atuação desse conselho está aquém das necessidades ambientais de Marabá, e faz-se necessários ajustes na Lei Municipal n. 16885 promulgada em 2002.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisianne Teixeira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Acadêmica de Engenharia Ambieental. Campus Marabá

Florene Tavares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL - CAMPUS BELÉM

Giovanna Marquioro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

ACADÊMICA DE ENGENAHRIA AMBIENTAL - CAMPUS MARABÁ

Savannah Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DOPARÁ

ACADÊMICA DE ENGENHARIA AMBIENTAL - CAMPUS MARABÁ

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas de atuação: Ciência ambiental aplicada a Engenharia Ambiental; microbiologia ambiental; ecossistemas aquáticos; biologia ambiental; recuperação de áreas degradadas e fontes e controle de poluição mineral.

Downloads

Publicado

2019-10-06

Como Citar

TEIXEIRA, D.; TAVARES, F.; MARQUIORO, G.; COSTA, S.; JUNIOR, A. P. A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 01–06, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5625. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)