Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Universidade Federal de Campina Grande Campus Pombal – PB

Autores

  • Amanda Kelly da Silva
  • Jaqueline de Sousa Gomes UFCG
  • Tiago da Nóbrega Albuquerque
  • Ricélia Maria Marinho Sales

Palavras-chave:

Conscientização. Ambiente. Educação.

Resumo

A devastação ambiental é causada pela ausência das condições de cidadania que afligem algumas classes sociais, entrelaçados pelos interesses econômicos que não respeitam as necessidades de tempo e espaço da manutenção dinâmica do meio ambiente. O crescente aumento das populações urbanas, a falta de planejamento ambiental e de programas de conscientização, bem como, a falta de informação para a população em geral, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da degradação ambiental, que tem apresentado consequências cada vez mais graves ao meio ambiente, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Esta pesquisa teve por objetivo captar a percepção e compreensão dos professores de graduação da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal - PB, sobre o meio ambiente e educação ambiental. Percebeu-se que os professores já trabalharam de alguma forma com Educação Ambiental e que há uma boa aceitação pelos acadêmicos em relação ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, J. C. M. 1998. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Sema & Ipê, São Paulo, Brasil, 102pp.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas - 6ªed. Ampliada pelo autor – São Paulo: Gaia, 2000.

MAKNAMARA, M. Contrapontos – Volume 9 nº 1 – pp. 55-64, 2009.

MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Química Nova, 27: 332-336, 2004.

OLIVEIRA, M. S.; OLIVEIRA, B. S.; VILELA, M. C. S.; CASTRO, T. A. A. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale, Ano V, 07, 2012.

SCARDUA, V. M. Crianças e Meio Ambiente: A importância da educação ambiental na educação infantil. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 3, p. 57-64, 2009.

WEID, Nahyda Von Der. A formação de professores em educação ambiental à luz da Agenda 21. In: PÁDUA, S. M.; TABANEZ, M. F. (Orgs). Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: MMA; 1997. p. 73-87.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

SILVA, A. K. da; GOMES, J. de S.; ALBUQUERQUE, T. da N.; SALES, R. M. M. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Universidade Federal de Campina Grande Campus Pombal – PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 30–34, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6434. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>