Práticas de educação ambiental no distrito de irrigação do perímetro irrigado várzeas de Sousa/PB

Autores

  • Geórgia Vieira Braga
  • Jardel de Freitas Soares
  • Wellington Ferreira de Melo
  • Patrícia Sibelly Barbosa de Oliveira Gadelha
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Amanda Rezende Moreira
  • Caetano Jose de Lima

Resumo

Face invisível da realidade sustentável e da segurança alimentar no Brasil, sobretudo para o setor produtivo é a educação ambiental. A educação ambiental deve ser o primeiro passo para instigar a consciência crítica sobre as questões ambientais. Consiste em área temática pouco explorada pela academia local na região de Sousa – PB. Assim, diversas inquietudes com as questões ambientais moveram esta pesquisa com o objetivo de conhecer as práticas de educação ambiental junto aos agricultores familiares, no âmbito do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa. Quanto à metodologia, essa pesquisa é delineada como exploratória, descritiva e de campo. Conclui-se que a matéria ambiental nas Várzeas de Sousa encontra-se à mercê de iniciativas do pequeno produtor rural, conquanto ações relativas a palestras ou cursos sobre as temáticas atinentes ao meio ambiente ou à educação ambiental sejam citadas. Fato é que, inúmeras instituições poderiam contribuir substancialmente com pesquisas e/ou com a consequente extensão técnica relacionada à educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Renato Linhares de. Desenvolvimento rural sustentável no Brasil: perspectivas a partir da integração de ações públicas e privadas com base na agroecologia. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502006000100005> Acesso em 15 out. 2018.

ATLAS BRASIL. Sousa, PB. Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/sousa_pb> Acesso em: 12 out. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 27 jan. 2018.

______. Decreto nº. 4281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /decreto/2002/d4281.htm> Acesso em: 15 fev. 2018.

______. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /leis/l9795.htm> Acesso em: 10 jan. 2018.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Disponível em<http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 08 nov. 2017.

______. Ministério da Educação e Cultura. Educação ambiental: aprendizes da sustentabilidade. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments /publicacao2.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.

______. Ministério do Meio Ambiente. Educomunicação. Disponível em < http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao> Acesso em: 30 jan. 2018.

______. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21- global>. Acesso em 16 fev. 2018.

______. Ministério do Meio Ambiente. O Futuro que queremos. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/O-Futuro-que-queremos1.pdf>. Acesso em 16 dez. 2017.

______. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb /_arquivos/pronea3.pdf >. Acesso em 02 out. 2017.

BASTOS, A. dos S.; SILVA, A. F. da S. e FERREIRA, P. S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CONVITE A REFLETIR A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar . Juazeiro BA 21 a 24 de novembro de 2017 pgns 456 - 268

BROWN, Lester. Ecoeconomia. Disponível em:<http://www.biodiversidade.rs.gov. br/arquivos/1161806787Eco_Economia.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Legislativa Legislação brasileira e programas do governo federal para o uso sustentável e a conservação de solos agrícolas. 2014. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-tecnicas/areas-da-conle/tema2/2015-17741-estudo-leg-e-prog-gov-uso-de-solos-agricolas-rodrigo-dolabella> Acesso em: 07 out. 2018.

CARSON, Raquel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaya, 2013.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CARTA CAPITAL. As sequelas dos agrotóxicos para trabalhadores rurais. 2018. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/as-sequelas-dos-agrotoxicos-para-trabalhadores-rurais> Acesso em: 13 out. 2018.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Sem renovação, população rural brasileira envelhece. 2018. Disponível em <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/34653595/sem-renovacao-populacao-rural-brasileira-envelhece> Acesso em: 03 out. 2018.

______. O desafio do uso da água na agricultura brasileira. 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura/sobre-o-tema> Acesso em: 07 out. 2018.

______. Embrapa lança novo sistema de produção de agricultura integrada. 2017. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/23416609/embrapa-lanca-novo-sistema-de-producao-de-agricultura-integrada> Acesso em: 07 out. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

IBRAHIN, Francini Imene Dias. Educação ambiental: estudos dos problemas, ações e instrumentos para o desenvolvimento da sociedade. São Paulo: Érica, 2014.

JANKE, NADJA. Política Nacional de Educação Ambiental: contradições e disputas. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2012. 224 f.:

LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Layrargues, P. P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARINHO, A. M.C. P. Contextos e contornos da modernização agrícola em municípios de Baixo Jaguaribe – CE: o espelho do (des)envolvimento e seus reflexos na saúde, trabalho e ambiente. 2010. 245p. Tese [Doutorado]. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

MELO et al. A utilização de agrotóxicos e os riscos à saúde do trabalhador rural. Rev. Bras. de Educação e Saúde. v. 6, n.2, p. 26-30, Abr-Jun, 2016.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. População rural envelhece e jovens são minoria no campo. 2018. Disponível em:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Um pouco da História da Educação Ambiental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/historia.pdf> Acesso em: 05 de dez. 2017.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa nacional de educação ambiental - PRONEA. 3. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - MMA, 2005.

______. Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente - MMA, 2005

ORGANIZAÇÂO DAS AÇÕES UNIDAS MEIO AMBIENTE. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 2018. Disponível em https://nacoesunidas.org/agencia/onumeioambiente/ Acesso em Acesso em 04 out. 2018.

ORGANIZAÇÂO DAS AÇÕES UNIDAS ÁGUA. A ONU e a água. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/agua/> Acesso em: 05 out. 2018.

SATO, Hitoshi. Examinando raízes. Brasília - DF, 1998. In: A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br /download/texto/me001647.pdf> Acesso em: 20 de nov. 2017.

SEMACE. Controle Biológico. Disponível em: <http://www.semace.ce.gov.br/florestal/agrotoxicos/alternativas-ao-uso-de-agrotoxicos/> Acesso em: 05 out. 2018.

SENADO FEDERAL. Atmosfera, desmatamento, poluição e camada de ozônio. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2006.

SOUZA, Antonio Carlos de. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

TRAJBER, Rachel; SORRENTINO, Marcos. Políticas estruturantes de educação ambiental. In.: MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: UNESCO, 2007.

VALDANHA NETO, D. e KAWASAKI, C. S. - O tema “meio ambiente” nas diretrizes e parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio - VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental Rio Claro - SP, 07 a 10 de Julho de 2013 Unesp campus Rio Claro e campus Botucatu, USP Ribeirão Preto e UFSCar p. 01 -13

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

BRAGA, G. V.; SOARES, J. de F.; MELO, W. F. de; GADELHA, P. S. B. de O.; GADELHA, H. S.; MOREIRA, A. R.; LIMA, C. J. de. Práticas de educação ambiental no distrito de irrigação do perímetro irrigado várzeas de Sousa/PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–72, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6615. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>