Potencial turístico rural do município Monte das Gameleiras/RN
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbga.v14i3.8505Palavras-chave:
Agricultura Familiar. Turismo. Sustentabilidade.Resumo
Este trabalho tem o escopo de apresentar a possibilidade de incluir os Agricultores Familiares no apoio ao turismo em Monte das Gameleiras/RN e traçar um perfil das demais potencialidades turísticas do município, procurando despertar os interesses dos empresários e gestores públicos para as vantagens econômicas da sustentabilidade local e coibir o turismo exploratório que tem caráter predatório. Assim, identificar, para utilização pública, os potenciais turísticos do município do Monte das Gameleiras; definir ações para a Inclusão da Agricultura Familiar na rota do turismo local; propor ações de formação para a valorização do município e dos munícipes; apontar ações que possam promover atividades sustentáveis e alertar para o caráter predatório do turismo exploratório. Usufruímos também da Metodologia Participativa de Extensão Rural - MEXPAR cujo viés está voltado à sustentabilidade local. A MEXPAR assume como pressuposto básico que todo conhecimento é uma produção social e que, portanto, se encontra num constante processo de elaboração, reformulação e validação das estruturas locais. Assim, no decorrer deste trabalho identificamos o Perfil da base turística no município e argumentamos as reais possibilidades de incluir a agricultura familiar no roteiro turístico do município. Podemos registrar que o foco no momento na região estar sendo a viabilidade da implementação da área de desenvolvimento turístico do Monte das Gameleiras, denominada vila rural holandesa. Sob a lei Municipal Nº 348/2015, mas não podemos confundir como sendo incentivo à agricultura familiar.Downloads
Referências
ANDRADE, José V. de. Turismo fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2000.
ANSARAH, Marília Gomes dos Reis (Org.). Turismo. Como aprender, como ensinar. São Paulo: Editora SENAC, 2001.
BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra grito dos pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
FRANCISCO, Antonio. Dez cordéis num cordel só. Mossoró: queima bucha, 2006.
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 2008. (guia da escola cidadã, 3).
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 07 de março de 2015.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LOVELOCK, Jaames. Gaia: Cura para um planeta doente. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. São Paulo:Cortez, 2001.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007, 184p.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a comunicação do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 2. Ed. Ver. Atual. E ampl. São Paulo: Editora Rêspel, 2003.
SARTOR, Lourdes Fellini. Introdução ao Turismo. Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess