Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ibiara-PB

Autores

  • Jocimario Alves Pereira UFPB
  • Joelma Farias Vieira de Jesus UFPB
  • Natanaelma Silva da Costa UFPB
  • Marcos Barros de Medeiros UFPB

Resumo

A educação pública brasileira é alvo de debate e reflexão, sempre buscando á escola ideal, que atenda as necessidades da sociedade. Com essa perspectiva de uma escola para todos passamos por diversas teorias pedagógicas, projetos e programas, que buscam promover além da formação cientifica e cidadã. Com as dimensões continentais do Brasil e as instabilidades históricas de nossa política administrativa, tornasse passível de duvidas à efetivação de programas ou projetos nacionais, o que leva á um terreno fértil para pesquisas e diálogos da confirmação positiva de seus resultados. Uma vez que o Pnae se apresenta como um programa de importância sistêmica no campo da educação e da agricultura familiar, visto que uma vez bem executado apresenta benefícios múltiplos aos públicos envolvidos. Que é exatamente o objetivo desse trabalho. O trabalho foi realizado no município de Ibiara – PB, cidade do alto sertão paraibano que fica a 460 km da capital do estado. Atendendo uma população estudantil de 1572, o município conta com sete escolas municipais (pré-escola, creche, ensino fundamental I e II), quatro escolas estaduais (Ensino fundamental I e II, e ensino médio). Notoriamente os valores repassados pelo programa devem ser atualizados, o que sugerimos a correção da base de cálculo de acordo com a inflação, e a necessidade da desburocratização. Nesse trabalho foi possível notar os anseios do da sociedade em relação aos programas sócias, assim como o desenvolvimento comunitário, e que o Pnae, produz um círculo de avanço, mas que ainda não é amplamente discutido no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocimario Alves Pereira, UFPB

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2017) e graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professor da Escola Estadual Padre Manoel Otaviano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, educação, EJA, agricultura familiar e pedagogia da alternância.

Joelma Farias Vieira de Jesus, UFPB

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela UFPB (2014). Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Integrada de Patos (2013). Especialização em Agricultura Familiar e Camponesa, Educação do Campo - Residência Agrária, UFPB (2015)

Natanaelma Silva da Costa, UFPB

Doutoranda em Biotecnologia pela RENORBIO - UFPB. Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo pela UFPB (2015).

Marcos Barros de Medeiros, UFPB

Doutor em Entomologia na ESALQ/USP- Piracicaba - SP

Referências

BRASIL (a). Constituição (2004). Lei nº 10.836, de 09 de janeiro de 2004. Regulamento. Cria O Programa Bolsa Família e Dá Outras Providências.

BRASIL (b). Constituição (2008). LEI, Nº. 11.692 de 10 de junho de 2008.(2008). Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens–PROJOVEM. Brasília, DF, v. 10, 2008.

BRASIL (c). Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília.

BRASÍLIA (a). Capes. Ministério da Educação. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: PARFOR. 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor>. Acesso em: 10 abr. 2016

BRASÍLIA (b). FNDE. Sobre o PNAE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-apresentacao>. Acesso em: 11 abr. 2016.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.

CHEIN, Flávia; LEMOS, Mauro Borges; ASSUNCAO, Juliano Junqueira. Desenvolvimento desigual:. Evidências PARA O Brasil Rev. Bras. Econ. , Rio de Janeiro, v. 61, n. 3, p. 301-330, setembro de 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402007000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 de abril de 2016.

DA SILVA, Cleliani de Cassia. Alimentação e crescimento saudável em escolares. Alimentação, Atividade Física e Qualidade de Vida dos Escolares do Município de Vinhedo/SP, p. 15-21, 2009.

DE PAULA RIBEIRO, Ana Lúcia; CERATTI, Silene; BROCH, Djulia Taís. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a participação da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Sul. Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto, v. 1, n. 1, p. 36-49, 2013.

DE SOUZA, Ângelo Ricardo. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. 2006. 302 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

FNDE. Alunado por Ação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnaeweb/publico/relatorioDelegacaoEstadual.do>. Acesso em: 16 abr. 2016.

G1 (São Paulo) (Ed.). Brasil ocupa 60ª posição em ranking de educação em lista com 76 países: Em primeiro lugar está Cingapura, seguido de Hon Kong e Coreia do Sul. Na última posição do rankig está Gana.. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/05/brasil-ocupa-60-posicao-em-ranking-de-educacao-em-lista-com-76-paises.html>. Acesso em: 10 abr. 2016.

LANDINII, Fernando Pablo. Problemas enfrentados por extensionistas rurais brasileiros e sua relação com suas concepções de extensão rural. Ciência Rural, v. 45, n. 2, p. 371-377, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

MARCHELLI, Paulo Sérgio. Expansão e qualidade da educação básica no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 561-585, 2013.

MARGOTTI, Lucas Vinicius. A Importância do Trabalho Científico. Administradores. p. 1-1. fev. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-trabalho-cientifico/52528/>. Acesso em: 15 abr. 2016.

MARRACH, Sonia Alem et al. Neoliberalismo e educação. Infância, educação e neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.

MATRIZ (Comp.). Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: PETI. Disponível em: <http://matriz.sipia.gov.br/promocao/acoes-e-programas/16-peti>. Acesso em: 10 abr. 2016

NOGUEIRA, Rosana Maria et al. Sessenta Anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil. Revista Nutrição, Campinas, v. 29, n. 2, p.253-267, 2016.

ROVER, Óscar José; HENRIQUES, Maria Adosinda. A gestão democrática em debate: O programa LEADER e a sua relação com a sociedade civil local. Revista crítica de ciências sociais, n. 75, p. 117-137, 2006.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; DE ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2015.

SARAIVA, Elisa Braga et al. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Cien Saude Colet, v. 18, n. 4, p. 927-936, 2013.

SILVA, Ana Paula Ferreira da; SOUSA, Anete Araújo de. Alimentos orgânicos da agricultura familiar no Programa Nacional de alimentação Escolar do Estado de Santa Catarina, Brasil. Revista de Nutrição, v. 26, n. 6, p. 701-714, 2013.

SILVA, Vailton Afonso da; SANTOS, Geovânia Silva. O QUE DOCENTES E DISCENTES DO IFNMG CAMPUS SALINAS SABEM SOBRE OS PROGRAMAS DO GOVERNO VINCULADOS AO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). In: PROGRAMA DE APOIO À PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (PROAPE), 2014, Salinas. Anais. Salinas: (PROAPE), 2014. p. 1 - 13. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2014/GT07/GT_07_x23x.PDF>. Acesso em: 10 abr. 2016.

STEFANINI, Maria Lúcia Rosa. Merenda escolar: história, evolução e contribuição no atendimento das necessidades nutricionais da criança. São Paulo, 1997.

STOLARSKI, Márcia Cristina. Caminhos da alimentação escolar no século XXI: histórico da política nacional e avanços na gestão do Paraná. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO PARANÁ, p. 9, 2014.

PEIXINHO, Albaneide Maria Lima. UM RESGATE HISTÓRICO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR–PNAE. São Paulo. p. 133, 2011

PINHO, Francine Nogueira Lamy Garcia. MARTÍNEZ, Silvia Alicia. Revista Philologus, Ano 20, N° 60 Supl. 1: Anais da IX JNLFLP. Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 2320-2332, set./dez.2014.

PIRES, André. Afinal, para que servem as condicionalidades em educação do Programa Bolsa Família. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, p. 513-532, 2013.

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de (Ed.). Programa Nacional de Alimentação Escolar: limites e possibilidades para a garantia do direito humano à alimentação adequada, saudável e sustentável. Editorial. São Paulo, p. 906-906. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v18n4/01.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Estudos em Avaliação Educacional, v. 16, n. 32, p. 43-56, 2005.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

PEREIRA, J. A.; JESUS, J. F. V. de; COSTA, N. S. da; MEDEIROS, M. B. de. Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ibiara-PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 07–13, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7192. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)