Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ibiara-PB
Abstract
A educação pública brasileira é alvo de debate e reflexão, sempre buscando á escola ideal, que atenda as necessidades da sociedade. Com essa perspectiva de uma escola para todos passamos por diversas teorias pedagógicas, projetos e programas, que buscam promover além da formação cientifica e cidadã. Com as dimensões continentais do Brasil e as instabilidades históricas de nossa política administrativa, tornasse passível de duvidas à efetivação de programas ou projetos nacionais, o que leva á um terreno fértil para pesquisas e diálogos da confirmação positiva de seus resultados. Uma vez que o Pnae se apresenta como um programa de importância sistêmica no campo da educação e da agricultura familiar, visto que uma vez bem executado apresenta benefícios múltiplos aos públicos envolvidos. Que é exatamente o objetivo desse trabalho. O trabalho foi realizado no município de Ibiara – PB, cidade do alto sertão paraibano que fica a 460 km da capital do estado. Atendendo uma população estudantil de 1572, o município conta com sete escolas municipais (pré-escola, creche, ensino fundamental I e II), quatro escolas estaduais (Ensino fundamental I e II, e ensino médio). Notoriamente os valores repassados pelo programa devem ser atualizados, o que sugerimos a correção da base de cálculo de acordo com a inflação, e a necessidade da desburocratização. Nesse trabalho foi possível notar os anseios do da sociedade em relação aos programas sócias, assim como o desenvolvimento comunitário, e que o Pnae, produz um círculo de avanço, mas que ainda não é amplamente discutido no município.
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