O lúdico na inclusão de crianças com déficit intelectual

Authors

  • Glauco José Rocha Diniz Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Francisco Ivo Gomes de Lavor Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Magnus Galeno Felga Fialho Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Karla da Nóbrega Gomes Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Aline Cristina de Araújo Florentino Silva Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC
  • Antônio Eudes Ferreira IFPB

Abstract

A educação inclusiva é considerada um dos maiores desafios do sistema educacional e pode ser definida como o processo de incluir alunos com necessidades educacionais especiais ao cotidiano das escolas regulares objetivando desenvolver nas crianças ditas “normais” a capacidade de aceitar e respeitar o “diferente”, e dar a oportunidade a esses “diferentes” a oportunidade de ter uma vida melhor. Esse trabalho inclusivo envolve aspectos internos e externos à escola, os quais, de uma forma ou de outra, contribuem para o desenvolvimento do aluno. Nesse contexto, o presente artigo trata-se de estudo descritivo e exploratório que tem como objetivo discutir e elucidar como os educadores concebem o lúdico na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Buscando nesse contexto, compreender o como a ludicidade pode favorecer no desenvolvimento de sujeitos que antes excluídos do processo de ensino e aprendizagem, foram submetidos à inclusão que é apregoada nos dias de hoje.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glauco José Rocha Diniz, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial-FIP

Francisco Ivo Gomes de Lavor, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCG campus Pombal.

Magnus Galeno Felga Fialho, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Bacharel em Filosofia/Mestre em Ciências da Religião-Universidade Metodista de São Paulo

Karla da Nóbrega Gomes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Graduada em Enfermagem-FIP; Mestre em Sistemas Agroindustriais/UFCG campus Pombal.

Aline Cristina de Araújo Florentino Silva, Faculdades Integradas do Ceará-UNIFIC

Graduada em Administração pelo instituto de Educação Superior da Paraíba e Mestre em Engenharia de Produção-UFPB

Antônio Eudes Ferreira, IFPB

Licenciado em Ciência, com habilitação em Matemática-UFCG

References

BATISTA, C.R. (Org) Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006, pp.06-19.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9394, de 20/12/1996 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 4.024, de 20 de dezembro de 1961.a Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 4.024, de 20 de dezembro de 1961.

BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo; PAIM, Marilane Maria Wolff. História e políticas públicas de alfabetização e letramento no Brasil: breves apontamentos com enfoque para o plano nacional de educação. Momento - Diálogos em Educação, ABNT, v. 24, n. 1, p. 89-118, ago. 2016. ISSN 2316-3100.

Disponível em: <https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5038>. Acesso em: 15 abr. 2019.

CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces.Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23,n. 1, p.1-6, Mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S151673132017000100001&lng=en&nrm=iso> Acesso em 15 ago. 2019.

FERREIRA, W. B. Inclusão x exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: RODRIGUES, D. (org.) Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, pp.25-35.

GADOTTI, M.. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999, p.25.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008, p.43.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis a questão: compreendendo o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2003, p.92.

MENDES, E. G. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In. MENDES, E.G; ALMEIDA, M. A; WILLIAMS, L. C. de. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, pp.221-230, 1999.

NHARY, Tania Marta da Costa. O que está em jogo no jogo. Cultura, imagens e simbolismos na formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação. UFF. Niterói: RJ, 2006, pp. 57-84.

PABLO, Luciana Hallak. Inclusão. 2006. 42 f. Monografia (Pós-Graduação em Projetos Especiais) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2006, p.70. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/monopdf/1/LUCIANA%20HALLAK%20PAULO.pdf> Acesso em: 28 de set de 2018.

RODRIGUES, David. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: Rev. Educ. Esp., Brasília, v. 4, n. 2, p. 7-16, jul./out. 2005.

SANCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. In. Revista - Revista da Educação Especial – Out/2005. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf> Acesso em: 28 de set de 2018.

SOARES, Edna Machado. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. 2010, p.18.

Disponível em <http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf> Acesso em: 25 de set de 2018.

SMOLKA, Ana Luizza B, Concepção de linguagem como instrumento: um questionamento sobre práticas discursivas e educação formal. 1995. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1995000200003>

Acesso em: 25de set de 2018.

VIEIRA, Sofia Lerche, Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In. CEARA. SEDUC. Novos paradigmas da gestão escolar. Fortaleza: Edições SEDUC, 2005, p. 7 – 20.

Published

2019-10-01

How to Cite

DINIZ, G. J. R.; LAVOR, F. I. G. de; FIALHO, M. G. F.; GOMES, K. da N.; SILVA, A. C. de A. F.; FERREIRA, A. E. O lúdico na inclusão de crianças com déficit intelectual. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 06–12, 2019. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5774. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

INTERDISCIPLINAR

Most read articles by the same author(s)