Inventário projovem campo do núcleo de Bananeiras para o fortalecimento da identidade da escola do campo
Keywords:
Resgate cultural, Social, Produtivo.Abstract
O inventário do Projovem Campo Saberes da Terra da Escola Estadual Pedro Augusto de Almeida localizada na cidade de Bananeiras, foi realizado no período de Dezembro/2018 e Janeiro/2019. Ir ao entorno da escola, para localizar as raízes do tempo presente foi um processos formativos para nós educadores e o material apresentado constituem como uma ferramenta pedagógica e social pois o mesmo apresenta as relações entre ser humano e natureza. O resultado do levantamento junto a comunidade gerou demandas e levantamentos para futuras intervenções para reconhecimento e uso da comunidade do espaço, articulação de agricultores para práticas agroecológicas e finalmente assessoria a cooperativa local.
Downloads
References
AS-PTA. Avaliação econômico-ecológica de agroecossistemas. Parte II – Procedimentos metodológicos. Rio de Janeiro: AS-PTA, maio de 2015 (apostila).
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed., (revista e ampliada), São Paulo/Rio de Janeiro: Expressão Popular/AS-PTA, 2012, especialmente o capítulo “O agroecossistema: fatores determinantes/recursos/processos e sustentabilidade”, p. 183-218.
CALDAR, Roseli Salete , CERES Hadich, Tardin, DAROS, José Maria, SAPELLI, Diana, Marlene, FREITAS, Luiz Carlos,KOLLING, Edgar Jorge, CERIOLI, Paulo Ricardo, SILVA, Nivia e MARTINS, Adalberto. Guia discutido no Seminário: Educação em Agroecologia nas Escolas do Campo. Veranópolis/RS (IEJC), 16 a 18 de junho 2016.
ESCOLA MILTON SANTOS. Diálogo de saberes no encontro de culturas. Caderno da ação pedagógica. Maringá: MST/PR, julho de 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess