AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE BIODIESEL NA VISCOSIDADE DO DIESEL B10 E B20
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar a influência de diferentes biodieseis na viscosidade cinemática do diesel B10 e B20. O biodiesel é definido como: Um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação. Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina. Para isso, foram utilizadas nas 5 (cinco) matrizes de B10 e B20, amostras de: biodiesel de girassol a 60ºC, biodiesel de girassol a temperatura ambiente, biodiesel de milho a 60ºC, biodiesel de milho a temperatura ambiente e biodiesel milho + girassol a temperatura ambiente, todos pela rota metílica. Para obtenção dos resultados, foram realizadas análises de viscosidade. As análises obtiveram os seguintes resultados respectivamente: 2,8; 3,0; 2,9; 3,0; 3,9; 3,4; 3,4; 3,3; 3,4; 3,3mm2/s. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que, as taxas de viscosidade das matrizes respeitam a legislação vigente da ANP, a qual estipula média de 3,0 a 6,0mm²/s e a variação dos valores entre as matrizes não ultrapassa os 5% da maior para menor.
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Referências
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