A OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

Authors

  • Aline Gomes Fernandes da Silva IFES - Campus de Alegre
  • Jéferson Luiz Ferrari IFES - Campus de Alegre

Abstract

O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o potencial da oficina pedagógica, realizada com alunos da terceira série de uma escola pública de ensino fundamental, em Alegre, ES, Brasil, como uma estratégia para facilitar o processo de ensino-apredizagem relacionado com a conservação dos recursos naturais, o solo e a água. A metodologia utilizada foi qualitativa e as atividades realizadas foram: visita aos setores de produção agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre; construção e manutenção de uma horta escolar; confecção de gibis; construção de terrários; montagem e realização de uma peça teatral. Os resultados mostraram que as práticas didáticas-pedagógicas utilizadas nas oficinas promoveram ações de satisfação, reflexão, sensibilização e conscientização a respeito da importância vital que é a preservação dos recursos naturais. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Gomes Fernandes da Silva, IFES - Campus de Alegre

Licenciada em Ciências Biológicas, Pós-graduanda em Agroecologia – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Alegre

Jéferson Luiz Ferrari, IFES - Campus de Alegre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Alegre, M.Sc. em Ciências do Solo e D.Sc. em Produção Vegetal

Published

29-04-2013

How to Cite

DA SILVA, A. G. F.; FERRARI, J. L. A OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 107–113, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1476. Acesso em: 4 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)