Utilização de plantas como repelentes e inseticidas naturais: Alternativa de produção orgânica e sustentável na agricultura familiar

Authors

  • Thiago Pereira de Sousa UFERSA
  • Eduardo Pereira de Sousa Neto UFCG
  • Luana Raposo de Sá Silveira UEPB
  • Elias Francisco dos Santos Filho UFCG - Universidade Federal de Campina Grande.
  • Patrício Borges Maracajá UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Keywords:

Inseticidas, doenças, desequilíbrio biológico.

Abstract

As maiores perdas da agricultura são causadas em grande parte por pragas e doenças. A modernização da agricultura, após a segunda guerra, acrescentou, ao processo de produção de alimentos, a utilização de máquinas e equipamentos agrícolas, além de fertilizantes e pesticidas químicos, tornando o sistema altamente dependente de recursos (insumos agrícolas) externos às propriedades rurais. O uso freqüente e indiscriminado de produtos químicos, para o controle de insetos-praga, muitas vezes acarreta a presença de altos níveis de resíduos tóxicos nos alimentos, desequilíbrio biológico, contaminações ambientais, intoxicações de seres humanos e outros animais, ressurgência de pragas, surtos de pragas secundárias e linhagens de insetos resistentes, uma alternativa atenuar esses problemas é a utilização de substancias naturais extraídas de plantas. Os extratos vegetais com atividade inseticida representam uma alternativa importante de controle de insetos-praga em pequenas áreas de cultivo, como as hortas, situação na qual a produção de extratos torna-se viável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Pereira de Sousa, UFERSA

Atualmente é mestrando em Fitotecnia pelo Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Possui Graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2013) e aperfeiçoamento profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais - FEAMIG (2010). É Técnico em Gestão Empresarial pelo Colégio Técnico Dom Vital (2008) e Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2006).

Eduardo Pereira de Sousa Neto, UFCG

Atualmente é Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
(2011.2), é Técnico em Agropecuária pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2011).

Luana Raposo de Sá Silveira, UEPB

Atualmente é Graduanda em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Elias Francisco dos Santos Filho, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande.

Graduando em Agronomia, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, Pombal-PB.

Patrício Borges Maracajá, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Licenciatura em Teologia pelo CEPRAC em (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7.

Published

09-12-2014

How to Cite

SOUSA, T. P. de; SOUSA NETO, E. P. de; SILVEIRA, L. R. de S.; SANTOS FILHO, E. F. dos; MARACAJÁ, P. B. Utilização de plantas como repelentes e inseticidas naturais: Alternativa de produção orgânica e sustentável na agricultura familiar. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 05–07, 2014. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2885. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.