Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses

Authors

  • Cícera Alves Agostinho de Sá Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Maria do Socooro Cordeiro de Sousa
  • José Ronaldo Ribeiro da Silva
  • Francinalva Cordeiro de Sousa
  • José Marcelo Cordeiro Possas

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i5.3080

Keywords:

Mapeamento Curricular, Escola profissional, Escola Regula

Abstract

O governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado favorece a construção e funcionamento de escolas de educação profissional. A Secretaria do Estado do Ceará, utilizando recursos do referido programa vem investindo, desde 2008, na edificação e adaptação de escolas de ensino médio, nas quais ocorre a integração entre as disciplinas da base comum e componentes curriculares da área técnica. O contraponto dessa modalidade de ensino é a distribuição da carga horária no mapa curricular, de forma que parte do tempo mínimo previsto de 800 horas anuais para as disciplinas da base comum é destinado à área técnica e/ou atividades complementares. Analisar a disparidade entre o mapa curricular das escolas estaduais de ensino médio regular e de educação profissional do Ceará constitui o cerne dessa pesquisa, visto que ocorre nas escolas profissionais uma supressão do mínimo de tempo exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, para a base comum, conforme dados levantados e analisados através dessa pesquisa. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

08-12-2014

How to Cite

SÁ, C. A. A. de; SOUSA, M. do S. C. de; SILVA, J. R. R. da; SOUSA, F. C. de; POSSAS, J. M. C. Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 133–136, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i5.3080. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3080. Acesso em: 8 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>