A Pegada Hídrica e o Nível da Consciência Ambiental de Três Escolas do Ensino Médio do Município de Pombal-PB

Authors

  • Ricardo Ricelli Pereira de Almeida UFCG
  • Michel Almeida da Silva UFCG
  • Diêgo Lima Crispim UFCG/IFRN
  • Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino UFCG
  • Érica Cristine Medeiros Machado UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i3.3554

Keywords:

Recursos Hídricos, Gestão, Alunos, Consumo.

Abstract

A pegada hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. O uso direto é feito pelo consumidor ou produtor ao utilizar ou elaborar um produto e uso indireto consiste ao longo da cadeia produtiva dos produtos utilizados pelo consumidor ou produtor. Desta forma, tal indicador pode ser utilizado na conscientização e racionalização do consumo de água doce, uma vez que permite aos usuários em geral o entendimento do quanto de água é utilizado na fabricação de produtos ao longo de sua cadeia produtiva. Portanto, os segmentos da sociedade podem quantificar a sua contribuição para os conflitos de uso da água e degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consistiu na aplicação de questionários, em três escolas pré-selecionadas, com o propósito de avaliar o nível de conscientização dos alunos em relação ao consumo de água. Este trabalho tem como objetivo utilizar o indicador pegada hídrica na conscientização ambiental do uso da água por alunos do ensino médio do município de Pombal – PB, com base no uso de novas tecnologias de estudo do espaço geográfico. Apesar de os alunos da escola menino Jesus apresentar melhor desempenho no consumo e gerenciamento dos recursos hídricos, sua média de acertos foi muito próxima das escolas públicas Monsenhor Vicente Freitas e Arruda Câmara. O valor médio da pegada hídrica nacional é de 1.381 m³/hab/ano e a média global é de 1.240m³/hab/ano, logo percebe-se que a maioria dos bairros obtiveram média abaixo da global e da nacional.

The water footprint and the level environmental consciousness three high school education middle municipality of Pombal-PB

Abstract: The water footprint is a water resource management tool that indicates the fresh water consumption based on their direct and indirect uses. The direct use is the use made by the consumer or producer to use or develop a product and indirect use is the use along the supply chain of the products used by the consumer or producer. Thus, such an indicator can be used in awareness and rationalization of consumption of fresh water, as it allows users overall understanding of how much water is used in the manufacture of products throughout its supply chain. Therefore, the segments of society can quantify its contribution to conflicts of water use and environmental degradation in river basins around the world. The methodology used for this work consisted of questionnaires in three pre-selected schools, in order to assess the level of students' awareness of water consumption. This paper aims to use the water footprint indicator on the environmental awareness of water use by high school students in the city of Pombal - PB, based on the use of new study of geographical space technologies. Although the menino Jesus School students perform better in consumption and management of water resources, his batting average was very close to the public schools Monsenhor Vicente Freitas and Arruda camara. The average national water footprint is 1.381 m³ / person / year and the global average is 1.240m³ / person / year, then it is clear that most districts have obtained average below the global and national levels.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Ricelli Pereira de Almeida, UFCG

Engenheiro Ambiental, Mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG/CCTA, Pombal-PB.

Michel Almeida da Silva, UFCG

Engenheiro Ambiental, Mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG/CCTA, Pombal-PB.

Diêgo Lima Crispim, UFCG/IFRN

Engenheiro Ambiental, Especializando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, pelo IFRN/Caraubas, Mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG/CCTA, Pombal-PB.

Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino, UFCG

Professora da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras-PB, Mestranda em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG/CCTA.

Érica Cristine Medeiros Machado, UFCG

Professora da UFCG, Campus de Pombal-PB, Doutora  em Recursos Naturais pela UFCG/CTRN.

Published

12-08-2015

How to Cite

ALMEIDA, R. R. P. de; SILVA, M. A. da; CRISPIM, D. L.; CAROLINO, E. C. de A.; MACHADO, Érica C. M. A Pegada Hídrica e o Nível da Consciência Ambiental de Três Escolas do Ensino Médio do Município de Pombal-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 20–24, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i3.3554. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3554. Acesso em: 19 nov. 2024.

Issue

Section

ENVIRONMENTAL SCIENCES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>