Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
DOI:
https://doi.org/10.18378/rvads.v10i5.3632Keywords:
Educação agrícola superior, bacharelado em agronomia, matriz curricular.Abstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de formação de acadêmicos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis, sobre o tema Agroecologia, buscando diagnosticar perfil, concepções e identificar as percepções do tema para a vida profissional. Quanto à forma de abordagem houve uma mescla entre os métodos quantitativos e qualitativos. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a análise documental (plano de curso e matriz curricular) e questionário. Da conclusão, destacam-se a ausência de uma conceituação teórica bem fundamentada em relação à abrangência da proposta agroecológica, e, boa percepção sobre a relevância da temática, onde os acadêmicos manifestaram de forma geral grande preocupação com a questão da sustentabilidade para o futuro da agricultura. Percebeu-se ainda, que o plano de curso da instituição é politicamente bem discutido, porém, na estrutura curricular de sua matriz, não fica contemplado efetivamente todos os critérios necessários à formação do agrônomo no quesito sustentabilidade.
Analysis on the agronomic training in Agroecology interface of course scholars of Agronomy, in IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
Abstract: This study aimed to analyze the process of formation of students of Agronomy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis on the theme Agroecology, seeking to diagnose profile, identify the perceptions and conceptions theme for professional life. As for how to approach was a mix between quantitative and qualitative methods. The instruments used in data collection were document analysis (course plan and syllabus) and questionnaire. Conclusion, we highlight the absence of a well-grounded theoretical conceptualization regarding the scope of the agroecological proposal, and good insight into the relevance of the theme, where academics have expressed great concern about the general issue of sustainability for the future of agriculture. It was noticed also that the course plan of the institution is politically well discussed, however, the curricular structure of your matrix is not effectively covered all necessary to the formation of an agricultural sustainability criteria in the category