CARACTERIZAÇÃO BIOMÉTRICA E FÍSICO-QUÍMICA DAS SEMENTES E AMÊNDOAS DA FAVELEIRA (Cnidosculus phyllacanthus (Mart.) Pax. et K. Hoffm.) COM E SEM ESPINHOS

Authors

  • Daniel Casimiro da Silveira UFCG

Abstract

RESUMO – A faveleira é uma planta da família das Euforbiácea dotada, ou não, de espinhos urticantes e possui sementes com potencial em óleos e proteínas alimentares encontrada em todos os estados do Nordeste brasileiro, principalmente nas regiões do sertão e caatinga. Objetivando a sua aplicação como uma alternativa alimentar, nesse trabalho foi estudada a biometria das sementes, a composição centesimal das sementes e amêndoas das variedades com espinhos (FCE) e sem espinhos (FSE) da faveleira. A faveleira com espinhos apresentou peso médio das amêndoas de 0,20g que representa 55,85% do peso total e a faveleira sem espinho 0,18g, representa 54,68% do peso total da semente. Dos componentes determinados experimentalmente, as frações lipídica e protéica constituíram os componentes majoritários, evidenciando a amêndoa como uma oleaginosa típica. As amêndoas e sementes das variedades com e sem espinhos apresentaram resultados de, respectivamente, 40,56 e 40,21% de lipídio e 33,00 e 35,77% de proteína e para as sementes de, respectivamente, 22,1 e 26,5% de lipídio e 26,2 e 30,7% de proteína. A faveleira já representa considerável quantidade de matéria-prima para se iniciar um processo de extração do óleo em bases industriais e aproveitamento das proteínas da torta como alternativa para a indústria alimentícia.

 

PALAVRAS-CHAVE: faveleira; sementes; composição centesimal.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

09-06-2011

How to Cite

SILVEIRA, D. C. . da. CARACTERIZAÇÃO BIOMÉTRICA E FÍSICO-QUÍMICA DAS SEMENTES E AMÊNDOAS DA FAVELEIRA (Cnidosculus phyllacanthus (Mart.) Pax. et K. Hoffm.) COM E SEM ESPINHOS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 41–45, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/657. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

ARTICLES