Guia de Boas Práticas
O editor tem as seguintes responsabilidades:
O editor deve garantir que os manuscritos enviados sejam processados de forma confidencial e que nenhum conteúdo dos manuscritos seja divulgado a qualquer pessoa que não o autor, os revisores e a editores correspondentes, conforme apropriado.
O editor deve recusar-se de processar manuscritos se ele ou ela tiver algum conflito de interesse com qualquer um dos autores ou instituições relacionadas aos manuscritos.
O editor não deve divulgar os nomes e outros detalhes dos revisores a terceiros sem a permissão dos revisores.
O editor tem o direito de tomar a decisão final sobre se aceita ou rejeita um manuscrito com referência ao significado, originalidade e clareza do manuscrito e sua relevância para a revista.
O editor não deve, de modo algum, fazer qualquer esforço para obrigar os autores a citar seu periódico, quer como uma condição implícita ou explícita de aceitar seus manuscritos para publicação.
O editor não deve usar para sua própria pesquisa qualquer parte de qualquer dado ou trabalho relatado em artigos apresentados e ainda não publicados.
O editor deve responder prontamente e tomar medidas razoáveis quando ocorrer uma queixa ética em relação a um manuscrito enviado ou a um documento publicado, e o editor deve entrar em contato e consultar imediatamente o autor. Neste caso, uma retração ou correção formal escrita também pode ser necessária.
O revisor tem as seguintes responsabilidades:
O revisor que se sente desqualificado para revisar o manuscrito atribuído ou afirma que não pode cumprir o prazo para a conclusão da revisão deve notificar imediatamente o editor.
O revisor deve informar o editor e recusar-se de revisar o manuscrito se houver um conflito de interesse. Especificamente, o revisor deve recusar-se de revisar qualquer manuscrito de autoria ou co-autor de uma pessoa com quem tenha uma relação pessoal ou acadêmica óbvia.
O revisor deve tratar o manuscrito de forma confidencial. O manuscrito não deve ser divulgado ou discutido com outros, exceto quando autorizado pelo editor.
O revisor deve abordar objetivamente o trabalho de revisão por pares. A crítica pessoal do autor é inaceitável.
O revisor não deve usar para sua própria pesquisa qualquer parte de dado ou trabalho relatado em artigos apresentados e ainda não publicados.
O revisor deve notificar imediatamente o editor de quaisquer semelhanças entre o manuscrito em análise e outro documento publicado ou em consideração por outro jornal. O revisor deve imediatamente chamar a atenção do editor um manuscrito contendo material plagiado ou dados falsificados.
O autor tem as seguintes responsabilidades:
O autor não deve enviar manuscritos simultâneos (ou manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo assunto) para vários periódicos. Da mesma forma, um autor não deve enviar qualquer documento previamente publicado em qualquer lugar para as revistas para consideração.
O autor deve honestamente reunir e interpretar seus dados de pesquisa. Editores, revisores e leitores têm o direito de solicitar ao autor fornecer os dados brutos da pesquisa por conveniência de revisão editorial e acesso público. Se possível, o autor deve reter esses dados para qualquer possível uso após a publicação.
O autor deve garantir que as obras que ele enviou são originais. Se o autor usou trabalho e/ou palavras por outros, são necessárias citações apropriadas. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento de publicação não ético e é inaceitável.
O autor deve indicar explicitamente todas as fontes que apoiaram a pesquisa e também declarar qualquer conflito de interesses.
O autor deve dar o devido reconhecimento a todos aqueles que fizeram contribuições para a pesquisa. Aqueles que contribuíram significativamente para a pesquisa devem ser listados como co-autores. O autor deve garantir que todos os coautores tenham afirmado a versão final do documento e concordaram em sua publicação final.
O autor deve informar prontamente o editor do jornal de qualquer erro óbvio no seu artigo publicado e cooperar com o editor na retração ou correção do documento. Se o editor for notificado por qualquer outra parte que não seja o autor de que o documento publicado contém um erro óbvio, o autor deve escrever uma retração ou fazer a correção com base no meio de publicação.