Analise da satisfação dos moradores em relação à coleta de lixo na comunidade rural de terra nova do Piquiri-PR.

Autores/as

  • Edmar da Silva Oliveira
  • Carlos Erasto Alves
  • Nelson Douhi

Resumen

Os vários produtos lançados no mercado consumista advêm da praticidade para população das diversas classes sociais, favorecendo o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, ocasionando uma maior preocupação dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento, para atender a satisfação da população em relação à coleta. O trabalho tem como objetivo analisar a satisfação dos moradores em relação à coleta de lixo na comunidade de Terra Nova do Piquiri, realizada pela prefeitura de Assis Chateuabriand-PR. A metodologia utilizada foi através de uma ampla pesquisa bibliográfica em ( periódicos, manuais, livros, dissertações e teses), sendo desenvolvido o trabalho observacional através de entrevistas, conversas, relatos e aplicação de questionário; posteriormente os dados obtidos foram trabalhados em gráficos no programa do Excel 2007. Observou que a coleta abrange 100% a comunidade, sendo realizada uma única vez na semana, o descontentamento de 62.50% dos moradores é em relação ao horário e a quantidade de vezes que ocorre a coleta na semana. Porém, são simples fatores que poderiam ser analisados e discutidos através de reuniões entre órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos sólidos e os moradores, decorrentes do surgimento de um canal de comunicação; sendo um elo preventivo para uma destinação adequada aos resíduos sólidos domésticos gerados na comunidade.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmar da Silva Oliveira

Tecnólogo em Meio Ambiente com ênfase em saneamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM),pós-graduando em Geografia interação em meio ambiente pelo Centro Técnico-Educacional Superior doMédio Oeste Parananense (CTESOP).

Carlos Erasto Alves

Pós-graduando em Geografia interação em meio ambiente pelo Centro Técnico-Educacional Superior doOeste Parananense (CTESOP).

Nelson Douhi

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor do curso de geografia doCentro Técnico-Educacional Superior do Médio Oeste Paranaense (CTESOP).

Publicado

2013-05-04

Número

Sección

NOTA TÉCNICA