ELIMINACIÓN DE CARGA ORGÁNICA PROCEDENTE DE UN SISTEMA DE RIZIPSICULTURA EL PANTANO DE BRACHIARIA (Brachiaria subquadripara)
Resumen
Sistemas alagados contendo macrófitas aquáticas tornam-se uma alternativa de tratamento para efluentes oriundos de atividades agrícolas com a remoção e absorção bem como a retenção de materiais sólidos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de remoção da carga orgânica pela espécie Brachiaria subquadripara em um sistema de rizipsicultura de uma propriedade rural localizada na sub-bacia do córrego Jaqueira, no município de Alegre, no estado do Espírito Santo. A remoção da carga orgânica presente na água oriunda do sistema de rizipsicultura foi avaliada coletando-se em quatro pontos ao longo do leito cultivado com a macrófita amostras de água que foram levadas ao laboratório para a determinação de coliformes fecais e totais, pH, temperatura, turbidez, condutividade, sólidos sedimentáveis e sólidos totais. Os resultados dos parâmetros das análises de água encontrados nos pontos de monitoramento evidenciam a potencialidade da macrófita Brachiaria subquadripara na remoção da carga orgânica em sistemas produtivos ecológicos de piscicultura e outras atividades agrícolas que geram efluentes poluentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-02-08
Cómo citar
GARCIA, G. de O.; VENTURIN, G. H. V.; CECÍLIO, R. A.; NAZÁRIO, A. A. ELIMINACIÓN DE CARGA ORGÁNICA PROCEDENTE DE UN SISTEMA DE RIZIPSICULTURA EL PANTANO DE BRACHIARIA (Brachiaria subquadripara). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 54–63, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/149. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
ARTÍCULOS