Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais do estado do Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Maria Clara Correia Dias Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Igor Mendonça Viana Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Francisco Araújo da Silva Júnior Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Thiago Ferreira Dias Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Luiz Leonardo Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-árido

Resumen

O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) surge com a proposta de diagnosticar por diversos ângulos a realidade vivida no campo. Os EIV’s em comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária apresentam-se como uma das ferramentas de extensão universitária eficiente, onde os (as) estudantes vivenciam o cotidiano das famílias agrícolas. Objetivou-se com este trabalho analisar a vivência do estudante universitário sobre a realidade sócio-econômica, política, ecológica e cultural em áreas rurais de reforma agrária no estado do Rio Grande do Norte. O V EIV/RN foi uma promoção da UFERSA e UFRN. O evento foi dividido em três etapas, sendo formação, vivência e avaliação. As avaliações sobre a vivência foram baseadas em pontos em comuns aos estudantes como: relações sociais dos assentados, questões de gênero, luta pela terra, escassez de recursos naturais (água), falta de políticas públicas, soberania alimentar e a convivência com o semiárido. Conclui-se que o EIV é um mecanismo pedagógico importante para auxiliar a formação profissional a tomada de consciência dos estudantes sobre a diversidade e a complexidade das condições sociais, ambientais, econômicas e políticas. Este se mostra como ferramenta fundamental de extensão universitária, devido às experiências vivenciadas em áreas de assentamento rural.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Correia Dias, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduando em Agronomia

Igor Mendonça Viana, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduando em Agronomia

Francisco Araújo da Silva Júnior, Universidade Federal Rural do Semiárido

Graduando em Agronomia

Thiago Ferreira Dias, Universidade Federal Rural do Semiárido

Docente do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais 

Luiz Leonardo Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutorando em Fitotecnia

Publicado

2014-06-07

Cómo citar

DIAS, M. C. C.; VIANA, I. M.; JÚNIOR, F. A. da S.; DIAS, T. F.; FERREIRA, L. L. Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais do estado do Rio Grande do Norte. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 30–33, 2014. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1993. Acesso em: 19 ene. 2025.

Número

Sección

NOTA TÉCNICA

Artículos más leídos del mismo autor/a