Avaliação físico-química de um blend de laranja tangor ‘Ortanique’ e beterraba

Autores/as

  • Danielle Martins Lemos UFCG
  • Rossana M. F. Figueiredo UFCG
  • Alexandre J. M. Queiroz UFCG
  • Shirlyanne Ferreira da Silva UFCG
  • Josileide Carmem Belo de Lima UFCG

Resumen

Polpas de frutas podem ser utilizadas para elaboração de blends com características diferentes das matérias-primas originais, tendo por objetivo a melhoria das características sensoriais e nutricionais dos componentes isolados ou apenas a criação de novos produtos, cuja principal característica seja a diferenciação em relação aos produtos obtidos na natureza. Este trabalho foi realizado como o objetivo de se avaliar as características químicas e físico-químicas de blends elaborados a partir de polpa de tangor “Ortanique” e polpa de beterraba, com diferentes proporções de cada polpa. Os blends foram caracterizados quanto ao pH, o teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável, cinzas, teor de água, açúcares redutores, açúcares totais, açúcares não redutores e cor. A partir dos resultados obtidos observou-se que os blends de tangor e beterraba resultaram em amostras mais escuras com a elevação do teor de polpa de beterraba. O aumento na proporção de polpa de beterraba influenciou o pH, a acidez total titulável, o teor de água e os açúcares redutores. Aumentou com maior intensidade o teor de cinzas, os açúcares totais, os açúcares não redutores e o índice intensidade de vermelho, e reduziu a luminosidade.

Palavras chave: hortaliças, frutas, Beta vulgaris, citrus

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Martins Lemos, UFCG

Graduada em Tecnologia de Alimentos, Mestranda em Engenharia Agrícola na linha de pesquisa em Armazenamento e Processamento pela UFCG - Campina Grande/PB.

Publicado

2013-10-30

Cómo citar

LEMOS, D. M.; FIGUEIREDO, R. M. F.; QUEIROZ, A. J. M.; DA SILVA, S. F.; DE LIMA, J. C. B. Avaliação físico-química de um blend de laranja tangor ‘Ortanique’ e beterraba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 207–2011, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2229. Acesso em: 26 sep. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a