Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico

Autores/as

  • Jéssica Oliveira Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Cleberton Correia Santos Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v11i2.3944

Palabras clave:

Concepções pedagógicas, desenvolvimento sustentável, observação participante.

Resumen

Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.

Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational process

Abstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Oliveira Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada no Curso Tecnologia em Agroecologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atualmente trabalha com atividades de pesquisa e extensão sobre a temática de Agroecologia. Trabalhando principalmente com educação inclusiva, metodologia científica, plantas medicinais, conhecimento popular, agricultura familiar, metodologias participativas e indicadores de sustentabilidade de agroecossistemas. Faz especialização em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) pólo de Bataguassu.

Cleberton Correia Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado em Agroecologia (2013) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atualmente é aluno no Programa de Mestrado em Agronomia - Área de Concentração: Produção Vegetal pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso de Resíduos Sólidos Orgânicos, Produção de Mudas, Substratos, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares com ênfase em nativas do Cerrado, Nutrição, Fisiologia e Crescimento de Plantas Cultivadas.

Publicado

2016-04-18

Cómo citar

SOUZA, J. O.; SANTOS, C. C. Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 16–18, 2016. DOI: 10.18378/rvads.v11i2.3944. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

NOTA CIENTÍFICA