IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN

Autores/as

  • Marcos Henrique de Souza Aurélio UERN
  • Raimundo Nonato do Vale Neto UERN
  • Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho UERN

Resumen

A exigência cada vez mais complexa da sociedade moderna vem acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta, dessa forma os impactos socioambientais nas zonas costeiras causados pela busca sempre crescente das necessidades humanas vem implementando preocupações no município de estudo. O presente trabalho buscou identificar os principais impactos socioambientais na Praia de São Cristóvão, bem como apontar a concepção dos moradores sobre aspectos de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e por questionários aplicados a 51 moradores da Praia de São Cristovão no Município de Areia Branca-RN. Constatou-se que os moradores da Praia de São Cristovão têm uma percepção da problemática ambiental, uma vez que, ao apontarem os principais problemas da sua comunidade mencionaram um grande percentual referente à questão ambiental. Verificou-se, no tocante aos aspectos de saneamento ambiental da área de estudo, que sofre algumas deficiências, principalmente, no que diz respeito ao abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos, pavimentação e esgotamento sanitário. Observou-se que a praia de São Cristovão vem passando por um acentuado processo de ocupação desordenada ligado principalmente à expansão do turismo no Litoral Norte Potiguar. Para tanto, percebe-se a urgência de tomadas de decisão por parte do poder público na fiscalização da ocupação da Praia de São Cristovão em Areia Branca, já que a mesma situa-se em área de preservação permanente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Henrique de Souza Aurélio, UERN

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003-2007)

Raimundo Nonato do Vale Neto, UERN

Docente do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho, UERN

Técnico em Saneamento pelo CEFET-RN (2005-2007); Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003-2007) e Mestrando em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2008). Tem experiência em pesquisa acadêmicas em Gestão Ambiental e Impactos Ambientais no Solo. Atuação profissional na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em obras de sistemas de esgotamento sanitário; Elaboração de Projetos Ambientais e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA.

Publicado

2011-06-05

Cómo citar

AURÉLIO, M. H. de S.; VALE NETO, R. N. do; PINTO FILHO, J. L. de O. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA PRAIA DE SÃO CRISTOVÃO, AREIA BRANCA - RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 256–269, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/425. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS