Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Revista Verde), com escopo voltado para pesquisa em Agroecologia e/ou Desenvolvimento Sustentável Rural na área Multidiciplinar em Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências Alimentares, Educação ambiental, Biodiversidade e Zootecnia.

Tem a missão de promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas em Agroecologia e/ou Desenvolvimento Sustentável Rural.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento adota Sustentável a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a menos três avaliadores. Estes terão o prazo de quatro (4) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

A indicação de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos.

Primeira Etapa: Avaliação Básica

O editor ou assistente editorial verifica se o manuscrito recebido se encaixa no objetivo e escopo da revista. Manuscritos fora do escopo da revista serão rejeitados.

Segunda Etapa: Verificação de similaridade

Todos os trabalhos passam por avaliação para verificação de plágio. Utilizamos um software para verificar a semelhança com documentos publicados anteriormente. Todos os manuscritos contendo plágio, incluindo o auto-plagio, serão rejeitados.

Terceira Etapa: Revisão por pareceres

Utilizamos a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos três avaliadores. As identidades dos revisores e dos autores permanecem anônimas. Em alguns casos, de acordo com as recomendações dos avaliadores, uma segunda série de revisão pelos pares pode ser iniciada.

Quarta Etapa: Decisão de Aceitação/Rejeição

A decisão de aceitar um artigo baseia-se no parecer fornecido pelos avaliadores. Para ser aceito para publicação, o manuscrito deve receber recomendação positiva (aceite) de no mínimo dois avaliadores.

Política de Ética e Antiplágio

Todos os envolvidos no processo editorial - autores, revisores e editores – deverão seguir as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) quanto à ética e integridade da publicação científica. Os artigos submetidos serão avaliados com o uso de software antiplágio para verificação de similaridade. Os manuscritos que apresentarem evidência de plágio, parcial ou total, serão tratados de acordo com as orientações do COPE.

Periodicidade

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável apresenta periodicidade trimestral. Publica um volume por ano, com quatro fascículos: o primeiro é publicado entre os meses de janeiro e março, o segundo entre abril e junho, o terceiro entre julho e setembro e o quarto entre outubro e dezembro. Quando da publicação de um fascículo, a Revista Verde comunica a todos os usuários cadastrados, através de e-mail.

Existe a possibilidade de publicação de um fascículo especial por ano. Esse número pode ser em parceria com eventos nacionais e internacionais para divulgação de trabalhos premiados nesses eventos. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Uso de IA (Inteligência Artificial)

Os autores que utilizaram ferramentas de inteligência artificial devem informar explicitamente no resumo ou na metodologia todas as ferramentas de pesquisa e escrita usadas, e garantir que todas as fontes estão devidamente citadas. Além disso, vale salientar que os autores são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, ainda que haja partes produzidas por uma ferramenta de IA, visto que, como entidades não legais, as ferramentas de IA não podem declarar a presença ou ausência de conflitos de interesse, tampouco administrar licenças e acordos de direitos autorais. Sendo assim, reitera-se que os autores são totalmente responsáveis por qualquer violação de ética de publicação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Publicação e Manuteção do Sistema

O Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas é uma ONG que atua na divulgação de trabalhos científico em diversas áreas do conhecimento e executa ações de extensão para pequenos produtores rurais no sertão do Brasil. 

Para manter o sistema de publicação de trabalhos, necessitamos recursos. Para atender aos custos de suporte técnico, diagramação, publicação e indexação solicitamos uma doação de R$ 300,00 reais após aprovação do trabalho para publicação. 

Não queremos tornar essa colaboração financeira em uma barreira para publicação, caso os autores ou a instituição não estão com condições de cobrir os custos da taxa de publicação, os autores podem informar sobre as condições enviando um e-mail  para revistaverde1@gmail.com.