Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Revista Verde), com escopo voltado para pesquisa em Agroecologia e/ou Desenvolvimento Sustentável Rural na área Multidiciplinar em Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências Alimentares, Educação ambiental, Biodiversidade e Zootecnia.

Tem a missão de promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas em Agroecologia e/ou Desenvolvimento Sustentável Rural.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento adota Sustentável a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a menos três avaliadores. Estes terão o prazo de quatro (4) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

A indicação de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos.

Primeira Etapa: Avaliação Básica

O editor ou assistente editorial verifica se o manuscrito recebido se encaixa no objetivo e escopo da revista. Manuscritos fora do escopo da revista serão rejeitados.

Segunda Etapa: Verificação de similaridade

Todos os trabalhos passam por avaliação para verificação de plágio. Utilizamos um software para verificar a semelhança com documentos publicados anteriormente. Todos os manuscritos contendo plágio, incluindo o auto-plagio, serão rejeitados.

Terceira Etapa: Revisão por pareceres

Utilizamos a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos três avaliadores. As identidades dos revisores e dos autores permanecem anônimas. Em alguns casos, de acordo com as recomendações dos avaliadores, uma segunda série de revisão pelos pares pode ser iniciada.

Quarta Etapa: Decisão de Aceitação/Rejeição

A decisão de aceitar um artigo baseia-se no parecer fornecido pelos avaliadores. Para ser aceito para publicação, o manuscrito deve receber recomendação positiva (aceite) de no mínimo dois avaliadores.

Periodicidade

A Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável apresenta periodicidade trimestral. Publica um volume por ano, com quatro fascículos: o primeiro é publicado entre os meses de janeiro e março, o segundo entre abril e junho, o terceiro entre julho e setembro e o quarto entre outubro e dezembro. Quando da publicação de um fascículo, a Revista Verde comunica a todos os usuários cadastrados, através de e-mail.

Existe a possibilidade de publicação de um fascículo especial por ano. Esse número pode ser em parceria com eventos nacionais e internacionais para divulgação de trabalhos premiados nesses eventos. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Publicação e Manuteção do Sistema

O Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas é uma ONG que atua na divulgação de trabalhos científico em diversas áreas do conhecimento e executa ações de extensão para pequenos produtores rurais no sertão do Brasil. 

Para manter o sistema de publicação de trabalhos, necessitamos recursos. Para atender aos custos de suporte técnico, diagramação, publicação e indexação solicitamos uma doação de R$ 300,00 reais após aprovação do trabalho para publicação. 

Não queremos tornar essa colaboração financeira em uma barreira para publicação, caso os autores ou a instituição não estão com condições de cobrir os custos da taxa de publicação, os autores podem informar sobre as condições enviando um e-mail  para revistaverde1@gmail.com.