Análise microbiológica de leite pasteurizado tipo C destinado ao programa leite é saúde no Ceará

Autores

  • Leyna Bezerra de Moura FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Resumo

O leite é um alimento de elevado valor nutritivo e fundamental para a dieta em todas as faixas etárias. Devido a essa riqueza de nutrientes, é susceptível ao desenvolvimento de grande variedade de microorganismos, inclusive os patogênicos. O Programa leite é saúde no Estado do Ceará distribui diariamente cerca de 54 mil Litros de leite para crianças de até seis anos e gestantes em situação de insegurança alimentar. Este trabalho teve com o objetivo analisar a qualidade microbiológica do leite distribuído pelo programa, a partir de contaminação por bactérias do grupo Coliformes a 45°C e Salmonela. Os resultados observados em 90 amostras revelaram a presença de contaminação em 45,8% das mesmas, sendo que os Coliformes a 45°C representaram 31,7% das amostras e Salmonela, 14,1%. De acordo com esses dados, considerando que os Coliformes e Salmonelas não resistem a temperaturas de pasteurização, a presença destes no produto indica falhas no processamento com a necessidade de aplicação de medidas efetivas no controle da produção e processamento do leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leyna Bezerra de Moura, FACULDADE DE TECNOLOGIA CENTEC SERTÃO CENTRAL

Tecnóloga em Alimentos com Mestrado em Ciencia e Tecnologia de Alimentos na UFPB e atualmente Professora da Faculdade de Tecnologia CENTEC Cariri.

Downloads

Publicado

2013-04-29

Como Citar

MOURA, L. B. de. Análise microbiológica de leite pasteurizado tipo C destinado ao programa leite é saúde no Ceará. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 87–90, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1491. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS