Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos

Autores

  • Elga Batista da Silva Centro Universitário Augusto Motta
  • Fabiane Toste Cardoso Unisuam
  • Gisele Gonçalves de Souza Unisuam
  • Alexandre Almeida Unisuam

Resumo

A produção agrícola convencional acarreta degradação ao meio ambiente, contamina o solo e expõe o agricultor aos pesticidas utilizados na produção desses alimentos. A agricultura orgânica apresenta-se mais vantajosa por não acarretar os malefícios supracitados, além de fornecer produtos de maior qualidade nutricional; entretanto esse mercado possui alguns entraves ao seu desenvolvimento como, por exemplo, o preço dos produtos. O presente trabalho analisou o perfil dos consumidores de produtos orgânicos comercializados na feira da Glória, situada no Rio de Janeiro/RJ. Foram entrevistadas 80 pessoas (feirantes e consumidores de produtos orgânicos), a partir de questionários com 12 questões sobre aspectos referentes a estado civil, escolaridade, renda, frequência de consumo, preço, entre outros.  Constatou-se que a maioria dos consumidores entrevistados são mulheres de nível superior, com faixa etária entre 40 a 59 anos de idade. Os entrevistados em união estável predominaram (42%), com relação à renda familiar, 54% dos consumidores têm rendimentos acima de dez salários mínimos, confirmando uma relação entre nível de renda e consumo de orgânicos. Conclui-se ser necessário difundir os benefícios que esses produtos propiciam à saúde, bem como a possibilidade de adquiri-los em feiras e pequenos produtores a menores preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elga Batista da Silva, Centro Universitário Augusto Motta

Docente da Unisuam (RJ)

M.Sc. Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ)

Especialista em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional (IFRJ)

Especialista em Nutrição Clínica (Unisuam)

Fabiane Toste Cardoso, Unisuam

Nutricionista, pós doutora, docente e coordenadora da Unisuam

Gisele Gonçalves de Souza, Unisuam

Nutricionista, doutora pela UFRJ, docente da Unisuam

Alexandre Almeida, Unisuam

Nutricionista graduado pela Unisuam

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

DA SILVA, E. B.; CARDOSO, F. T.; SOUZA, G. G. de; ALMEIDA, A. Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 83–89, 2013. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1811. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS