ELABORAÇÃO DE ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO NORDESTE PARA A CULTURA DE ACEROLA

Autores

  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Salomão de Sousa Medeiros INSA
  • José Eduardo Macedo Pezzopane UFES
  • Giovanni de Oliveira Garcia UFES

Palavras-chave:

aptidão climática, SIG, Malpighia glabra L.

Resumo

Para a realização do zoneamento agroclimático da aceroleira na Região Nordeste do Brasil foram utilizados índices baseados no balanço hídrico climatológico. Calculou-se, para 355 estações pluviométricas dos Estados da Região e de Estados vizinhos, o balanço hídrico pelo método de Thornthwaite & Mather, considerando 125 mm de retenção de água no solo. Posteriormente, utilizando-se os valores de índice hídrico de Thorntwaite e temperatura média anual obtidos, delimitou-se sete zonas com diferentes classes de aptidão para a cultura da acerola. Concluiu-se que a Região Nordeste apresentou áreas com boa aptidão agroclimática para o cultivo da aceroleira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Engenheiro Agrícola, D.Sc., Professor Adjunto, Departamento de Engenharia Florestal, Área de recursos hídricos e manejo de bacias hidrográficas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Salomão de Sousa Medeiros, INSA

Engenheiro Agrícola, Doutor em Engenharia Agrícola, Pesquisador do INSA

José Eduardo Macedo Pezzopane, UFES

Engenheiro Florestal, Doutos em Ciências Florestais, Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Giovanni de Oliveira Garcia, UFES

Agrônomo, Doutor em Engenharia Agrícola, Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2009-05-28

Como Citar

CECÍLIO, R. A.; MEDEIROS, S. de S.; PEZZOPANE, J. E. M.; GARCIA, G. de O. ELABORAÇÃO DE ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO NORDESTE PARA A CULTURA DE ACEROLA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 26–32, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/191. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)