Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Carica papaya L. em função do estádio de maturação

Autores

  • Thaís Pereira de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Ácacio Figueirêdo Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a qualidade fisiológica de sementes de mamão formosa (Carica Papaya L.). Para isso foram realizados dois experimentos. No primeiro, foi avaliada a qualidade das sementes extraídas de frutos em cinco estádios de maturação diferentes, realizando análises do teor de umidade inicial das sementes, condutividade elétrica, peso de 1000 sementes, percentual de germinação, tempo médio de germinação e índice de velocidade de germinação. Após a análise estatística, comparando-se cinco estádios de maturação, o estádio quatro foi o que apresentou maior percentual de germinação (88,50%), índice de velocidade de germinação (2,68) e peso de mil sementes (8,05g), bem como menor tempo médio de germinação e condutividade elétrica, sendo o mais indicado para a extração de sementes.

Palavras-chave: germinação, mamão formosa, tempo de germinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Pereira de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é aluna do mestrado em Engenharia Agrícola, na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas na Universidade Federal de Campina Grande.

Ácacio Figueirêdo Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

AZEVEDO, T. P. de; FIGUEIRÊDO NETO, Ácacio. Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Carica papaya L. em função do estádio de maturação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 52–58, 2014. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2223. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS