Qualidade Fisiológica de Sementes de Mamão Submetidas a Diferentes Métodos de Remoção da Sarcotesta

Autores

  • Jerffeson Araujo Cavalcante UFCG
  • Natali Almeida Evangelista Pereira
  • Reginaldo Gomes Nobre
  • Kilson Pinheiro Lopes
  • Kelly Mara Marques

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v9i2.2887

Palavras-chave:

Carica papaya L., mucilagem, viabilidade, vigor.

Resumo

As sementes de mamoeiro apresentam-se recobertas por membranas mucilaginosas denominadas de sarcotesta ou arilo e esclerotesta, que apresentam em sua constituição substâncias de potencial inibitório, responsáveis pelo controle da germinação. Objetiva-se com este trabalho determinar métodos favoráveis à remoção da sarcotesta em sementes de mamão, avaliando seus efeitos sobre a qualidade fisiológica das mesmas. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes e Mudas da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal, PB. As sementes foram extraídas manualmente de frutos sadios em completo estádio de maturação e lavadas em água corrente para a remoção do tecido placentário aderido às sementes. Em seguida, foram homogeneizadas e separadas em quatro grupos, os quais receberam os seguintes tratamentos: sementes intactas, sem remoção (testemunha); remoção com pressão sobre peneira; remoção pela fricção com areia autoclavada e remoção sob agitação com liquidificador. Após os tratamentos as sementes foram submetidas aos seguintes testes para avaliação de sua qualidade fisiológica: teste de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, teste de emergência, índice de velocidade de emergência, condutividade elétrica e determinação da umidade. O tratamento de fricção das sementes em peneira foi o mais eficiente na remoção da sarcotesta garantindo os melhores valores de qualidade fisiológica das sementes. Os métodos de remoção, fricção com areia autoclavada e liquidificador mostraram-se pouco eficientes na remoção da sarcotesta de sementes de mamão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerffeson Araujo Cavalcante, UFCG

Sou graduando do curso de agronomia da UFCG, campus de Pombal, PB. Atulmente sou estagiário do Laboratório de Análise de Sementes e Mudas do CCTA/UFCG e Bolsista do Programa de Edeucação Tutorial PET - Agronoima.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Como Citar

CAVALCANTE, J. A.; PEREIRA, N. A. E.; NOBRE, R. G.; LOPES, K. P.; MARQUES, K. M. Qualidade Fisiológica de Sementes de Mamão Submetidas a Diferentes Métodos de Remoção da Sarcotesta. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 285–290, 2014. DOI: 10.18378/rvads.v9i2.2887. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2887. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4