Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino

Autores

  • Maria Leuziedna Dantas
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
  • Thereza Sophia Jacome Pires
  • Patricio Borges Maracajá

Palavras-chave:

Leitura. Ensino. Interação. Escrita

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as correntes teóricas que explicam o processo da leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da leitura, tendo em vista a premissa de que sendo alicerce da educação, ela é compromisso para todas as áreas. O ato de ler, ao longo da história, tem sido explicado pelos pesquisadores a partir de diferentes modelos, fazendo-nos questionar: O que significa ler? Que concepção teórica de leitura permite uma orientação para um ensino produtivo de leitura?  Afirmamos que ler envolve competências que levam em conta o papel do leitor, o papel do texto, a interação entre o leitor e o texto, o momento e historicidade, porque a complexidade deste processo não permite que se fixe em apenas um de seus polos, com exclusão do outro.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

DANTAS, M. L.; UCHOA, S. A. de O.; CABRAL, S. A. A. de O.; PIRES, T. S. J.; MARACAJÁ, P. B. Processos de leitura, concepções e tendências para o ensino. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 170–174, 2014. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3621. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO

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