CLIENTELISMO POLÍTICO

Autores

  • Patrícia de Oliveira Lima UFERSA
  • Renata Nayhara Lima UFERSA
  • Labib Santos Duarte
  • Andréa Zilá Barroso de Souza
  • Ludmila Bélliche Alves Costa

Resumo

Entende-se pelo termo clientelismo político, a utilização de órgãos públicos com a finalidade de prestação de favores, em detrimento da grande maioria da população, tendo como objetivo amarrar politicamente, à custa de votos ou dinheiro, o beneficiado.  É pratica comum na política Brasileira desde o século XIX, apresentando-se como uma porta da corrupção política, das irregularidades e do uso da "máquina administrativa" com finalidades perversas e os prejudicados são a maioria dos cidadãos e cidadãs que cumprem com seus deveres. No contexto atual, é importante reconsiderar esse conceito, sugerindo-se sistemas de intermediação de interesse entre a sociedade e gestores públicos que possam ser provenientes de processos que conjuguem cooptação e representação provenientes de ambas as partes, objetivando que modernos arranjos político-institucionais, assim como novas formas de participação política, convivem com formas igualmente novas de clientelismo político, desvinculando-o, assim, da caracterização comum enquanto forma tradicional de dominação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-05

Como Citar

LIMA, P. de O.; LIMA, R. N.; DUARTE, L. S.; DE SOUZA, A. Z. B.; COSTA, L. B. A. CLIENTELISMO POLÍTICO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 51–57, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/424. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO