Diversidade florística e índices arbóreos de escolas no município de Formoso do Araguaia, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.18378/rvads.v12i2.4353Palavras-chave:
Arborização urbana. Índice de sombreamento arbóreo. Pátio escolarResumo
A arborização nas escolas exerce papel importante na melhoria desses ambientes, tornando-os mais atrativos e agradáveis para a comunidade educacional e serve como exemplo e fonte de aprendizagem contínua. Assim, objetivou-se fazer o levantamento das espécies e índices arbóreos em nove escolas no município de Formoso do Araguaia, Tocantins. O referido estudo foi realizado em nove escolas públicas do município, desconsiderando-se as escolas particulares. Para saber o número de alunos existentes, cada escola forneceu a relação dos matriculados no período. Fez-se o senso e a identificação da vegetação arbórea presente nos pátios das nove unidades. Os dados de altura foram levantados com auxílio de um clinômetro, com uma trena coletou-se o diâmetro de copa e o tamanho da área de cada pátio escolar e através do Microsoft Excel fez-se os cálculos dos índices de Densidade Arbórea (IDA), Sombreamento Arbóreo (ISA) e de Área Verde (IAVE). Nas escolas foram encontrados 158 indivíduos pertencentes a 14 famílias botânicas representadas por 27 espécies, distribuídas em 15 nativas e 12 exóticas. A escola João Queiroz destacou-se com o melhor ISA (28,19%) e a Hermínio Azevedo Soares pode ser considerada como referência pelos índices encontrados (ISA=19,037% e IDA=0,97%). As espécies nativas mais frequentes foram Licania tomentosa (Benth.) Fritsch, Mangifera indica L. e Cassia fistula L. Os maiores índices arbóreos (IDA e ISA) foram verificados nas escolas João Queiroz e Hermínio Azevedo Soares e o menor na Silas Raimundo Milhomem dos Santos.
Floristic diversity and arboreal indices of schools in Formoso do Araguaia municipality, Tocantins
Abstract: The afforestation in schools plays an important role in improving these environments, making them more attractive and enjoyable for the educational community and serves as an example and source of continuous learning. Thus, the objective was to make a survey of arboreal species and indices found in nine schools in Formoso do Araguaia, Tocantins. This study was carried out in nine public schools in the city, disregarding private schools. To know the number of existing students, each school provided the list of those enrolled in the period. The sense and the identification of the arboreal vegetation present in the schoolyards of the nine units were made. The height data were collected with the aid of a clinometer, with a measuring tape was collected the tree crown diameter and the area of each schoolyard and through Microsoft Excel the calculations of the Arboreal Density Index (ADI), Shading Arboreal Index (SAI) and Green Area Index (GAI). In schools were found 158 individuals belonging to 14 botanical families represented by 27 species, distributed in 15 native and 12 exotic. The João Queiroz school excelled with the best SAI (28.19%) and the Herminio Azevedo Soares school can be considered as reference by the indices found (SAI = 19.037% and ADI = 0.97%). The most frequent native species were Licania tomentosa (Benth.) Fritsch, Mangifera indica L. and Cassia fistula L. The largest arboreal indices (ADI and SAI) were observed at schools João Queiroz and Herminio Azevedo Soares and the lowest indices at Silas Milhomem Raimundo dos Santos school.
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