CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI ARIDO, MOSSORÓ, RN

Autores

  • Renan da Cruz Paulino UFERSA
  • Gabrielly Paula de Sousa Azevedo Henriques UFERSA
  • Maria de Fatima Barbosa Coelho UNILAB
  • Sandra Sely Sely Silveira Maia UFERSA

Resumo

A maioria dos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é oriunda do meio rural e espera-se que ainda conservem o conhecimento sobre espécies de uso medicinal transmitido por seus pais e avós.O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento destes estudantes sobre o uso das plantas medicinais. O trabalho foi realizado em 2009 com 61 estudantes de diversos períodos e cursos, dos quais 24 entrevistados eram do sexo feminino e 37 do sexo masculino. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e a identificação das plantas citadas. Utilizam as plantas medicinais 99,4% dos estudantes e as espécies se distribuem em 41 famílias, 47 gêneros e 71 espécies (50 exóticas e 21 nativas). As famílias botânicas que apresentaram maior número de espécies foram: Lamiaceae (7 spp.), Euphorbiaceae (7 spp.), e Asteraceae (5 spp). As espécies mais citadas foram: boldo (Plectrantus barbatus) indicado por 41% dos estudantes, marcela (Egletes viscosa) (21%) e goiabeira (Psidium guajava) (21%). Os agravos de saúde mais freqüentes foram os relacionados com o sistema digestivo (25%), respiratório (19%) e sistema nervoso (17%). As plantas medicinais representam uma importante alternativa terapêutica entre os estudantes, mas a maioria desconhece a sua presença no campus da UFERSA. São indicadas várias ações para ampliar esse conhecimento na Instituição.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

PAULINO, R. da C.; HENRIQUES, G. P. de S. A.; COELHO, M. de F. B.; MAIA, S. S. S. S. CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI ARIDO, MOSSORÓ, RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 78–90, 2012. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/567. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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