EVAPOTRANSPIRAÇÃO DA VIDEIRA EM SANTA TERESA, ES: COEFICIENTE DE CULTURA “ÚNICO” PADRÃO BOLETIM FAO 56

Autores

  • Cristiani Campos Martins Busato IFES
  • Camilo Busato CCA-UFES

Resumo

A evapotranspiração da cultura da uva de mesa BRS Clara foi estimada em função do coeficiente de cultura “único”, recomendado pelo Boletim da FAO 56 para um ciclo de cultivo no município de Santa Teresa, ES. O início do ciclo foi considerado o dia 15 de março, data em que foi realizada a poda. O final do ciclo, representado pela colheita, foi o dia 16 de junho de 2008. Correções do Kc tabelado foram feitas para as condições climáticas locais em cada estádio de desenvolvimento da cultura. Em relação ao valor tabelado, com exceção do Kc corrigido para o final do ciclo, que não apresentou diferença, o Kc para o estádio inicial foi 33% maior, enquanto o Kc intermediário apresentou-se menor. A evapotranspiração da cultura acumulada durante todo o período de cultivo foi de aproximadamente 187,79 mm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Campos Martins Busato, IFES

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais. Atualmente é Engenheira Agrônoma do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Campus Itapina. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: café conilon, irrigação, entupimento de gotejadores, águas de qualidade inferior, manejo da irrigação da videira, fertirrigação.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

BUSATO, C. C. M.; BUSATO, C. EVAPOTRANSPIRAÇÃO DA VIDEIRA EM SANTA TERESA, ES: COEFICIENTE DE CULTURA “ÚNICO” PADRÃO BOLETIM FAO 56. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 251–257, 2012. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/682. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS