VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO USO DE METODOLOGIA ADOTADA PARA APLICAÇÃO DE CORRETIVOS DO CERRADO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • José Aluisio de Araújo Paula UFERSA
  • Eudes de Almeida Cardoso
  • Vander Mendonça
  • Roseano Medeiros da Silva

Resumo

O objetivo do trabalho foi medir a eficiência do uso de corretivos adotadas no Nordeste Brasileiro e adaptadas da região dos Cerrados para aplicação de calcário e gesso agrícola. Para medir a eficiência, dados disponíveis para o teste foram adicionados a um sistema computacional denominado SISDASC elaborado em ambiente Windows, usando a planilha eletrônica Excel para operacionar os cálculos da calagem e gessagem. Para a quantidade de gesso e de calcário a aplicar, adotou-se o método de alumínio traçável disponíbilizado no sistema para posterior confronto com a pesquisa realizada por diversos estudos em diferentes condições de cultivo agrícola na Região Nordeste Brasileira. O índice de concordância “d”, para os dados considerados, revelou ótima concordância (d = 0,9985 para a calagem e d = 0,9957 para a gessagem). O que demonstra a eficiência no uso das metodologias adotadas para a elaboração das dosagens de corretivos do solo para a região Nordeste Brasileira. O uso da metodologia para aplicação de corretivo do solo serviu como ótima ferramenta no auxílio do manejo da fertilidade dos solos da região Nordeste do Brasil estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-11

Como Citar

PAULA, J. A. de A.; CARDOSO, E. de A.; MENDONÇA, V.; SILVA, R. M. da. VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO USO DE METODOLOGIA ADOTADA PARA APLICAÇÃO DE CORRETIVOS DO CERRADO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 10–12, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/776. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

NOTA TÉCNICA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4