ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR

Autores

  • Iere Caindre Andrade Brito UFCG
  • Diércules Rodrigues dos Santos

Resumo

O sucesso da implantação de sistemas agrosilvipastoris depende, dentre outros fatores, de estudos que avaliem o efeito alelopático entre as espécies. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito alelopático de extratos de ramos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) e marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.) na germinação e vigor de feijão macacar. Foram utilizados extratos aquosos destas duas espécies isoladamente e juntos (1:1) nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100% a partir do extrato bruto em laboratório e viveiro telado. No ensaio o delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 3 (concentração e fontes dos extratos), em quatro repetições. Em laboratório a germinação do feijão foi mais reduzida quando se utilizou os extratos misturados, entretanto as características que determinavam o vigor das plântulas foram mais afetados pelos extratos usados isoladamente. Em viveiro o uso dos três extratos não apresentou diferenças entre si quanto à germinação final, não obstante houve influencia no vigor das plântulas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iere Caindre Andrade Brito, UFCG

Engenheiro Agrônomo pela UFPB, Mestre em Zootecnia, Area de Concentração em Sistemas Agrosilvipastoris no Semiárido pela UFCG.

Downloads

Publicado

2012-04-06

Como Citar

ANDRADE BRITO, I. C.; SANTOS, D. R. dos. ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 129–140, 2012. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS