Aspectos sociodemográficos e comportamentais no consumo de alimentos orgânicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v17i3.9217

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Perfil do consumidor, Consumo de alimentos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar consumidores e não consumidores de alimentos orgânicos quanto aos aspectos sociodemográficos e comportamentais, identificando as variáveis que mais afetam o consumo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo transversal descritivo, com amostra não-probabilística por conveniência. Para tanto, utilizou-se um questionário online, que foi aplicado a pessoas com idade igual ou acima de 18 anos, consumidores de alimentos orgânico ou não, radicados no Brasil, que possuíam acesso à e-mail ou redes sociais; realizada de fevereiro a abril de 2021. Os dados coletados foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e de associação. Participaram da pesquisa 3.342 pessoas, sendo 2.546 (76%) consumidoras de alimentos orgânicos e 796 (24%) não consumidoras. Ser consumidor ou não de alimentos orgânicos apresentou relação significativa com as variáveis faixa etária, estado civil, número de filhos, renda familiar, responsável pelas compras e em relação a conhecer o seu conceito. As maiores motivações para o consumo foram o preço acessível e a saúde, com maior indicação como limitação, o preço elevado. Tanto consumidores ou não de alimentos orgânicos desconhecem o seu conceito, sendo o preço o aspecto mais relevante para a sua aquisição. Os conhecimentos destes aspectos podem contribuir com a melhoria das políticas públicas voltadas ao nicho de mercado de produtos orgânicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério do Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6323.htm .Acessado em: 12 jul. 2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Guia alimentar para a população brasileira. 2ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acessado em: 10 jul. 2022.

BOMFIM, A. C. S.; SAMBIASE, M. F. Hábitos alimentares e acessibilidade como fatores influenciadores do consumo de orgânicos. Revista Jovens Pesquisadores, 18, 1(34), 2021.

CHAVES, V. M; LIMA, C. H. R.; DOS SANTOS, A. C. F.; DE BRITO, A. N. M.; SANTOS, T. O.; DE OLIVEIRA, L. M. M.; QUARESMA, J. L. Perfil dos consumidores de alimentos orgânicos emu ma loja de Teresina – PI. RECIMA21, 2(10): e210813, 2021. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.813

CHEN, J.; LOBO, A.; RAJENDRAN, N. Drivers of organic food purchase intentions in mainland China – evaluating potential customers' attitudes, demographics and segmentation. International Journal of Consumer Studies, 38(4):346-356, 2014. https://doi.org/10.1111/ijcs.12095

EBERLE, L. F.; ERLO, L. F.; MILAN, G. S.; LAZZARI, F. Um estudo sobre determinantes da intenção de compra de alimentos orgânicos. Revista de Gestão Social e Ambiental, 13(1):94-111, 2019. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v13i1.1759

FANTE, C.; GALLINA, L. S.; CONFORTIN, F. G.; LUTINSKI, J. A. Perfil e preferências dos consumidores de produtos em feiras livres na cidade de Chapecó (SC). Revista Saúde (Santa Maria), 46(1), 2020. https://doi.org/10.5902/2236583441701

FERNANDES, N. P.; LUNARDI, G. L.; ROCHA, A. F.; SAMÁ, S. Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos: um modelo baseado em influenciadores diretos e indiretos. Revista de Gestão Social e Ambiental, 14(2):48-64, 2020. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i2.2302

GUILHEM, L. T.; MARANDOLA, M. E. Estudo sobre os consumidores de alimentos orgânicos do município de londrina-pr. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 28(55):29-38, 2012.

HORI, A. N.; INOUE, P. H.; CASTRO, M. A. S. Dificuldades e desafios da comercialização de produtos orgânicos – um estudo na cidade de Ourinhos – SP. Revista de Gestão e Estratégia, 1(3):73-82, 2021. http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5049

IWAYA, G. H.; STEIL, A. V. Variáveis sociodemográficas e os consumidores de alimentos orgânicos no Brasil. Revista Administração em Diálogo, 23(1):54-66, 2021. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.47915

LUCIAN, R.; DORNELAS, J. S. Mensuração de atitude: proposição de um protocolo de elaboração de escalas. Revista de Administração Contemporânea, 19(2):157-177, 2015. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151559

MENDONÇA, R. D.; LOPES, M. S.; FREITAS, P. P.; CAMPOS, S. F.; DE MENEZES, M. C.; LOPES, A. C. S. Monotonia no consumo de frutas e hortaliças e características do ambiente alimentar. Revista Saúde Pública, 53:53-63, 2019. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000705

MESQUITA, Z.; SÁ, D. M. A. T.; FARIAS, M. D. P.; ARAÚJO, P. G. L. Análise do perfil de compra e consumo de produtos orgânicos em Sobral-CE. In: ANDRADE, F. J. E. T.; MORAES, G. M. D.; QUEIROZ, H. G. S. (Orgs.). Gestão da qualidade e segurança dos alimentos: coletânea de pesquisas acadêmicas. Sobral-CE: SertãoCult, 2020:101-118. https://doi.org/10.35260/87429007p.101-118.2020.

MOTA, D. M.; VIGO, Á.; KUCHENBECKER, R. D. S. Recomendação de códigos da CID-10 para vigilância de reações adversas e intoxicações a medicamentos. Ciência & Saúde Coletiva, 23(9):3041-3054, 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.20692016

MOURA, C. C. M.; PIRES, C. V.; MADEIRA, A. P. C.; MACEDO, M. C. C. Perfil de consumidores de alimentos orgânicos. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, 9(9), 2020.

OLIVEIRA, A. S.; SILVA, M. A. R.; BOAS, L. H. D. B. V.; BORGES, R. C.; DA SILVA MEDEIROS, F. D. A.; NACIF, L. O. Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos baseado nas relações entre atributos-consequências-valores. Research, Society and Development, 11(6): e38411629173, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29173.

OLIVEIRA, T. H. L.; DA SILVA, R. L.; AOYAMA, E. A. Viabilidade financeira no consumo de alimentos orgânicos. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, 2(4):82-85 2020.

PASQUALOTTO, C.; SAMPAIO, C. H. Mudanças no processo de compra e consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia do COVID-19. Iheringia, Série Botânica, 77: e2022007, 2022. https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022007.

RODRIGUES, D. D.; MACHADO, J. G. C. F. Produção acadêmica brasileira em comportamento do consumidor de produtos orgânicos: análise dos eventos ENANPAD e SOBER no início dos anos 2000. Revista Inovação & Conhecimento, 1(1), 2020.

SINDELAR, F. C. W.; BARDEN, J. E.; FEIL, A. A.; DALMORO, M.; DA SILVA CYRNE, C. C. O perfil de consumo e percepção em relação aos alimentos orgânicos dos consumidores gaúchos. Revista Brasileira de Agroecologia, 13(5):210-225, 2018. https://doi.org/10.33240/rba.v13i5.22820.

SOUZA, K. J. C; FILHO, R. A. M; SANTOS, V. H. S; MELO, A. S; CALVALCANTI, A. M. Perfil dos consumidores de produtos orgânicos no Brasil. p. 86. In: ANDRADE, D. F et al. Sustentabilidade e Responsabilidade Social em foco – Volume 4/Organização Editora Poisson – Belo Horizonte - MG: Poisson, 2018. https://doi.org/10.5935/978-85-93729-64-5.2018B001.

SOUZA, R. S.; ARBAGE, A. P.; NEUMANN, P. S.; FROEHLICH, J. M.; DIESEL, V.; SILVEIRA, P. R.; SILVA, A. D.; CORAZZA, C.; BAUMHARDT, E.; LISBOA, R. D. S. Comportamento de compra dos consumidores de frutas, legumes e verduras na região central do Rio Grande do Sul. Ciência Rural, 38(2), 2008. https://doi.org/10.1590/S0103-84782008000200034.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

RIBEIRO, L.; SILVEIRA, C. da S.; HELBIG, E. Aspectos sociodemográficos e comportamentais no consumo de alimentos orgânicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 186–192, 2022. DOI: 10.18378/rvads.v17i3.9217. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/9217. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

INTERDISCIPLINAR