Escrituração zootécnica em apiário no município de Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil

Autores

  • Romerito José Suassuna da Silva Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha
  • Maria do Socorro de Caldas Pinto Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha
  • Rayanna Campos Ferreira Universidade Federal de Campina Grande, Patos
  • Luciano Campos Targino Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha
  • Jandeilson Pereira dos Santos Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha
  • Rosilene Agra da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Pombal

DOI:

https://doi.org/10.18378/aab.v2i1.3288

Palavras-chave:

Colmeias, Mel, Melgueiras, Rainha

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa a realização de um estudo sobre escrituração zootécnica, recolhendo dados da situação das colmeias, através de visitas ao apiário. O trabalho foi realizado no apiário Picos, na zona rural do município de Catolé do Rocha-PB. A pesquisa de campo foi conduzida, através de coleta de dados utilizando diferentes fichas com questionários referentes ao apiário, às colmeias, melgueiras e das abelhas. Foram feitas quatro visitas ao apiário nas seguintes datas (30/08; 13/10 e 30/11 de 2013 e 15/01/2014), sendo observadas cinco colmeias, as quais foram identificadas com números 1, 2, 3, 4 e 5. Observou-se que na primeira visita os enxames apresentavam tamanho médio (até 60 mil abelhas), com reserva de pólen e mel insuficientes e rainha com uma boa postura. Para a segunda coleta constatou-se que nas colmeias 2 e 3, ocorreu uma diminuição no tamanho dos enxames, reservas de mel e pólen e baixa postura da rainha, em decorrência do ataque de formigas saraças (Solenopsis spp.). Nas coletas de 3 e 4, com exceção do enxame 2 os demais apresentavam uma população elevada de abelhas, com boa reserva de mel, pronto para ser colhido. Para as avaliações da necessidade de alimentos na primeira visita ao apiário, nas cinco colmeias escrituradas, ficou constatado um maior número de quadros sem mel e vazios nas três melgueiras das cinco colmeias. Trabalhos com escrituração zootécnica em abelhas são inexistentes na literatura nacional. Existe a necessidade de pesquisas nesta linha que venham a auxiliar os apicultores nas tomadas de decisões em seus apiários. Observações simples seguidas de anotações podem evitar a morte de rainhas, perda de enxames e justificar queda na atividade produtiva do apiário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município Catolé do Rocha, estado da Paraíba. Recife: CPRM, 2005. Disponível em: < http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/CATO057.pdf> Acessado em: 25 de setembro de 2014

CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Instruções e procedimentos de padronização no tratamento digital de dados para projetos de mapeamento da CPRM: manual de padronização. Rio de Janeiro, v.2.2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Censo 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados. Acesso em 07 de setembro de 2013.

LÔBO, R. N. B. Importância da escrituração zootécnica para o desenvolvimento da caprino-ovinocultura. 2013. Disponível em: www.srvgen.cnpc.embrapa.br/pagina/escrit.php. Acesso em: novembro de 2013.

SILVA, R.A.; FERNANDES, D.; BEZERRA, L. L.; SILVA, W. S. Da C.; Lima, A forrageamento de Apis mellifera L. em flores de Oiticica (Licania rigida) In: IV Congresso Nordestino de Produção Animal, 2006, Petrolina. Anais... Petrolina. IV Congresso Nordestino de Produção Animal. Petrolina: SNPA, 2006. DOI: https://doi.org/10.21071/az.v59i227.4719

SOUZA, D. C. Apicultura: manual do agente de desenvolvimento rural. In: Darcet, Costa Souza. 2ª Edição. Brasília: SEBRAE, 2007. p. 186 il.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

SILVA, R. J. S. da; PINTO, M. do S. de C.; FERREIRA, R. C.; TARGINO, L. C.; SANTOS, J. P. dos; SILVA, R. A. da. Escrituração zootécnica em apiário no município de Catolé do Rocha, Paraíba, Brasil. ACTA Apicola Brasilica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 01–07, 2014. DOI: 10.18378/aab.v2i1.3288. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/APB/article/view/3288. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Dados de financiamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)