SUSTENTABILIDADE DA MELIPONICULTURA, ABELHA JANDAÍRA (Melipona subnitida DUCKE, 1910) E CONTROLE DE QUALIDADE DO MEL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.
Resumo
A presente proposta está relacionada à revitalização de atividades econômicas sustentáveis como a meliponicultura no semiárido paraibano, e tem como foco principal o incentivo a criação de abelhas sem ferrão em caixas padronizadas, para evitar o processo de extinção destas espécies de abelhas e reduzir os pontos críticos de controle de qualidade do mel. Com ênfase na conservação de abelhas nativas e melhoria da qualidade de vida rural, esta proposta tem o objetivo de revitalizar a atividade sustentável da meliponicultura, abelha Jandaíra (Melipona subnitida Ducke, 1910), utilizando inovações tecnológicas para o controle de qualidade do mel no semiárido paraibano. Esta pesquisa foi realizada no município de Algodão de Jandaíra-PB, localizado na microrregião do Curimataú Ocidental no Agreste paraibano. Foram realizados questionários com 6 meliponicultores encontrados no município em 3 assentamentos rurais. Foram visitados pequenos meliponários e proposto reformulação na instalação dos mesmos, com cursos de capacitação incluindo métodos higiênicos para manipulação e beneficiamento do mel. Foi realizado o inventário geral da vegetação existente no entorno dos meliponários e foram analisadas suas formas de vida (árvores, arbustos e ervas). Amostras das espécies vegetais foram coletadas, herborizadas, identificadas e depositadas no Herbário do Departamento de Botânica da Universidade Estadual da Paraíba. Diante da proposta de novas alternativas de geração de renda para os agricultores assistidos pelo projeto, foi possível avaliar o nível de pobreza e propor alternativas para a mudança desta realidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.