AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO NAS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DE POMBAL-PB
Resumo
O milho é uma gramínea de grande importância econômica e versátil. Todavia, para que se atinja altos níveis de produtividade, é necessário o suprimento adequado de água durante todo o seu ciclo. O semiárido nordestino, no entanto, apresenta baixa precipitação, o que interfere diretamente no cultivo dessa planta. Objetivou-se, com esse trabalho, avaliar o desempenho agronômico de seis variedades de milho. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal (CCTA/UFCG). A semeadura foi realizada em vasos de 20 L, o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado e os cultivares utilizados foram 2B604PW, 30F53YH, AG8677PR02, Robusto, AG1051 e 2B688PW. Foram analisadas as variáveis: altura da planta, área foliar, comprimento da folha, largura da folha e número de folhas. Os dados foram submetidos a análise de variância multifatorial, as médias agrupadas pelo teste de Scott e Knott e também foram estimados parâmetros genéticos. Foram detectadas diferenças significativas entre os tratamentos e formação de grupos superiores. O cultivar AG8677PRO2 apresentou melhor desempenho agronômico, enquanto o cultivar Robusto e 2B688PW apresentaram o pior desempenho.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.