Influência dos sistemas consorciados na temperatura do solo e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento da couve
Palavras-chave:
Brassica oleracea var. acephala, produtividade, uso eficiente da terraResumo
No Sertão Paraibano, a agricultura enfrenta desafios significativos devido às condições climáticas e à necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais. Com isso, a adoção de práticas agrícolas que melhorem a qualidade dos produtos, preservem os recursos naturais e aumentem a rentabilidade das culturas se torna crucial. A consorciação de culturas se apresenta como estratégia para atender a essas exigências e superar os desafios da região. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência dos sistemas consorciados na temperatura do solo e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento da couve no semiárido paraibano. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Campina Grande, em Pombal-PB. O delineamento experimental foi composto por 8 tratamentos correspondendo a quatro policultivos, três consórcios e um monocultivos, distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram avaliadas temperatura externa e interna do solo, número de folhas, diâmetro do caule, altura de planta, massa fresca e seca da parte aérea e da raiz, área foliar, produtividade e uso eficiente do solo. A couve foi beneficiada ao se consorciar com o coentro em relação ao ganho com altura da planta, massa fresca e área foliar. A temperatura do solo influenciou o desenvolvimento do sistema radicular da couve.
Referências
HATA, F.T.; VENTURA, M.U.; PAULA, M.T.; SHIMIZU, G.D.; PAULA, J.C.B.; KUSSABA, D.A.O.;
SOUZA, N.V. Intercropping garlic in strawberry fields improves land equivalent ratio and gross income.
Ciência Rural, Santa Maria, v. 49, n. 12, p. 1-8, 2019.
CAVALCANTI, F. J. A.; SANTOS, J. C. P.; PEREIRA, J. R. et al. Recomendação de adubação para o
estado de Pernambuco. Recife: IPA. 2008. 199p. (2ª aproximação).
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 2 ed. Rio
de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
FERREIRA, D. F. SISVAR: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35,
n. 6, p.1039-1042, 2011.
KOEFENDER, J. et al. Consorciação entre alface e cebola em diferentes espaçamentos. Horticultura.
Brasileira, v. 34, n. 4, p. 580-583, 2016.
NESPOLI, A. et al. Cultivo de brócolis de inflorescência única sob diferentes coberturas de solo. Enciclopédia
Biosfera, Goiânia, v. 9, p. 916-925, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.