Influência dos sistemas consorciados na temperatura do solo e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento da couve
Keywords:
Brassica oleracea var. acephala, produtividade, uso eficiente da terraAbstract
No Sertão Paraibano, a agricultura enfrenta desafios significativos devido às condições climáticas e à necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais. Com isso, a adoção de práticas agrícolas que melhorem a qualidade dos produtos, preservem os recursos naturais e aumentem a rentabilidade das culturas se torna crucial. A consorciação de culturas se apresenta como estratégia para atender a essas exigências e superar os desafios da região. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência dos sistemas consorciados na temperatura do solo e seus efeitos no crescimento e desenvolvimento da couve no semiárido paraibano. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Campina Grande, em Pombal-PB. O delineamento experimental foi composto por 8 tratamentos correspondendo a quatro policultivos, três consórcios e um monocultivos, distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foram avaliadas temperatura externa e interna do solo, número de folhas, diâmetro do caule, altura de planta, massa fresca e seca da parte aérea e da raiz, área foliar, produtividade e uso eficiente do solo. A couve foi beneficiada ao se consorciar com o coentro em relação ao ganho com altura da planta, massa fresca e área foliar. A temperatura do solo influenciou o desenvolvimento do sistema radicular da couve.
References
HATA, F.T.; VENTURA, M.U.; PAULA, M.T.; SHIMIZU, G.D.; PAULA, J.C.B.; KUSSABA, D.A.O.;
SOUZA, N.V. Intercropping garlic in strawberry fields improves land equivalent ratio and gross income.
Ciência Rural, Santa Maria, v. 49, n. 12, p. 1-8, 2019.
CAVALCANTI, F. J. A.; SANTOS, J. C. P.; PEREIRA, J. R. et al. Recomendação de adubação para o
estado de Pernambuco. Recife: IPA. 2008. 199p. (2ª aproximação).
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 2 ed. Rio
de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
FERREIRA, D. F. SISVAR: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35,
n. 6, p.1039-1042, 2011.
KOEFENDER, J. et al. Consorciação entre alface e cebola em diferentes espaçamentos. Horticultura.
Brasileira, v. 34, n. 4, p. 580-583, 2016.
NESPOLI, A. et al. Cultivo de brócolis de inflorescência única sob diferentes coberturas de solo. Enciclopédia
Biosfera, Goiânia, v. 9, p. 916-925, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.