EFEITO DA ÁGUA DISPONÍVEL E DE DOSES DE ESTERCO DE GALINHA NO CRESCIMENTO INICIAL DO MILHO
Resumo
O milho é um dos cereais mais produzidos no mundo, sendo os Estados Unidos, China e Brasil os maiores produtores. No Brasil a produção deste cereal está voltada em sua grande maioria para a produção de ração para animais. A pesquisa foi desenvolvida em condições de ambiente protegido na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal, Paraíba, em dezembro de 2014. O arranjo dos tratamentos constituiu um fatorial 4 x 2, correspondentes a quatro doses de esterco de frango (0, 4, 8 e 12 t ha-1) e dois níveis de água disponível (AD) de 50 e 100% da capacidade de campo (CC), mantido após as irrigações do solo, com 8 tratamentos e quatro repetições, totalizando as 32 unidades experimentais. O ensaio foi realizado em unidades experimentais compostas por vasos de 18 dm3 de capacidade, semeando manualmente quatro sementes por vaso. As plantas foram avaliadas 20 dias após a semeadura, onde foi avaliado o acúmulo de massa seca. A dose de 12 t ha-1 de esterco de galinha promove maior produção para as variáveis MSPA e MST, ao passo que a dose de 8,5 t ha-1 promove maior produção para a variável MSR de milho cultivar AG 051 durante os primeiros 20 dias após a semeadura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.