DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação docente. Desafios. Estágio.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelos professores orientadores na realização do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB e apontar caminhos para melhoria da realização do estágio da formação docente. A pesquisa foi conduzida em 2016 na Escola Agrotécnica do Cajueiro/UEPB. Foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas que foram aplicadas aos professores orientadores do estágio. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio é a falta de tempo, tanto para os professores e/ou estagiários, a falta de condições adequadas de trabalho e experiência profissional dos estagiários. Os caminhos para melhoria do estágio foram: melhores condições de trabalho em sala de aula; maior tempo no estágio; o aluno estagiário deve superar o medo e a insegurança para assumir a sala de aula e o professor supervisor de Estágio deve acompanhar efetivamente o aluno durante o desenvolvimento do estágio.
Referências
DALBEN, A. I. L. F. Trabalho escolar e conselho de classe. Campinas: Papirus, 2004.
BURIOLLA, M. A. F. Supervisão em serviço social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
NASCIMENTO, A. M.; ANSELMO, K. B. O estágio curricular obrigatório e o trabalho do professor orientador: limites e tensões. Disponível em: < http://www.anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/1comunicacao/Eixo04_37/Ana%20Maria%20do%20Nascimento_res_GT4.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016.
PASSERINI, G. A.. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org) Profissão professor. 2ª edição. Porto: Porto, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.