MODELOS MENTAIS: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Autores

  • Francisco Antonio Mabson Henrique Lopes Universidade Federal de Campina Grande
  • Eva Emanuela Lopes Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabel Cristina Alves Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Albaneide Fernandes Wanderley Universidade Federal De Campina Grande

Resumo

Entende-se por modelo mental a representação cognitiva do mundo o qual o indivíduo está inserido. A ciência é uma das diversas áreas do conhecimento que utiliza de forma diversificada o termo “modelo”. Neste trabalho a partir dos estudos de estereoquímica e geometria, mediante aula contextualizada e aplicação de questionário, objetivamos identificar os possíveis modelos mentais dos licenciandos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), compreendendo a construção e reconhecendo a importância desses modelos mentais na formação de professores. Os resultados demostram a boa compreensão que os estudantes possuem sobre os conteúdos abordados, apresentando modelos contextualizados com definições que se aproximam da linguagem científica. Os modelos mentais, independente da visualização, podem interferir no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2018-11-18

Como Citar

Lopes, F. A. M. H., Martins, E. E. L., Pereira, I. C. A., & Wanderley, A. F. (2018). MODELOS MENTAIS: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6654. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6654

Edição

Seção

Encontro Regional de Química

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