A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Caline Vieira de Sena Tomé Universidade Federal de Campina Grande
  • Fiama dos Anjos Sousa
  • Francisca Amanda Gouveia Zuza
  • Francisco Mateus Alves de Sousa
  • Polyana Januário de Brito

Resumen

O significativo avanço da tecnologia vem impondo mudanças na sociedade e se configurando como um atrativo para os jovens, o que se torna um desafio para o professor do século XXI que em meio a essas mudanças tem a difícil missão de tornar o ensino também atrativo para os alunos. O ensino da química deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia. A escassez de materiais e de espaço físico apropriado são umas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores de química na realização de experimentos, sendo desta forma um problema comum na maioria das escolas brasileiras e que pode ser contornado pela efetuação de experimentos na própria sala de aula com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo, o que requer planejamento. A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da utilização de atividades práticas no ensino da química, mostrando de que maneira os experimentos ajudam a aproximar os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano dos alunos. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva a partir de revisões bibliográficas de artigos publicados no âmbito da experimentação do ensino de química. Nota-se uma melhora na aprendizagem dos alunos nas aulas que foram ministradas utilizando experimentos. Percebeu-se que os alunos que só participaram de aulas teóricas obtiveram desempenho inferior na aprendizagem, enquanto que os alunos que participaram de uma metodologia teórico/prática, abordando o mesmo conteúdo, alcançaram um melhor desempenho.

Biografía del autor/a

Caline Vieira de Sena Tomé, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Publicado

2018-11-18

Cómo citar

Tomé, C. V. de S., Sousa, F. dos A., Zuza, F. A. G., Sousa, F. M. A. de, & Brito, P. J. de. (2018). A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6657. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6657

Número

Sección

Encontro Regional de Química