A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Abstract
O significativo avanço da tecnologia vem impondo mudanças na sociedade e se configurando como um atrativo para os jovens, o que se torna um desafio para o professor do século XXI que em meio a essas mudanças tem a difícil missão de tornar o ensino também atrativo para os alunos. O ensino da química deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia. A escassez de materiais e de espaço físico apropriado são umas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores de química na realização de experimentos, sendo desta forma um problema comum na maioria das escolas brasileiras e que pode ser contornado pela efetuação de experimentos na própria sala de aula com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo, o que requer planejamento. A presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da utilização de atividades práticas no ensino da química, mostrando de que maneira os experimentos ajudam a aproximar os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano dos alunos. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva a partir de revisões bibliográficas de artigos publicados no âmbito da experimentação do ensino de química. Nota-se uma melhora na aprendizagem dos alunos nas aulas que foram ministradas utilizando experimentos. Percebeu-se que os alunos que só participaram de aulas teóricas obtiveram desempenho inferior na aprendizagem, enquanto que os alunos que participaram de uma metodologia teórico/prática, abordando o mesmo conteúdo, alcançaram um melhor desempenho.Downloads
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