CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
As diversas formas de avaliação da aprendizagem é um tema que tem sido amplamente discutido nas esferas educativas que admitem a intrínseca relação dos resultados provenientes dos diferentes instrumentos de avaliação com a elaboração de estratégias de aprimoramento e melhoria da qualidade de ensino. Nesse sentido, este trabalho se propõe a discutir as diferentes formas de avaliação da aprendizagem no ensino de Química, através das concepções de discentes do ensino médio, buscando também enfatizar a importância da experimentação como atividade na verificação da aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada com 28 estudantes do 2º ano Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Paulista-PB; questionários semiestruturados foram utilizados para a coleta de dados. Com os resultados descritos é possível perceber que a maioria dos alunos associam avaliação ou ser avaliado como teste dos seus conhecimentos, não refletindo criticamente sobre o real sentido de ser avaliado, incitando a prova escrita como meio mais eficiente de avaliação. Os dados analisados são preocupantes quando é perceptível que parte dos estudantes se posiciona de forma contrária a realização de provas práticas como importante para aprendizagem em Química, evidenciando assim as falhas pedagógicas que existem quanto à abordagem da experimentação no ensino dessa disciplina.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.